terça-feira, 16 de agosto de 2022

Bando de Renegados

Excelente western! O filme começa quando John Wesley Hardin (Rock Hudson) ganha a liberdade. Ele ficou 16 anos preso, acusado de assassinatos diversos. Ele nunca aceitou as acusações, afirmando que só havia atirado em legítima defesa. De volta às ruas ele vai até um jornal local e deixa um manuscrito contando sua vida. Ele tem interesse em transformar tudo em um livro. E assim começa um longo flashback, voltando ao passado, para mostrar a vida de Hardin desde sua juventude. Filho de um pastor, ele teve parte de sua família destruída pela guerra civil. Hardin então tenta de tudo para subir na vida. No mundo dos jogos de cartas encontra uma saída. Ele é bom no carteado, porém durante uma partida mata um homem que o acusa de roubar no jogo. A partir daí sua vida muda drasticamente.

O homem que matou tem irmãos e eles querem vingança. Passam a persegurir Hardin pelas cidadezinhas por onde ele passa. Hardin é bom no gatilho. Logo mata mais um dos irmãos e passa a ser um dos "criminosos" mais procurados do velho oeste. Até mesmo os Texas Rangers passam a caça-lo pelo oeste americano. Só que Hardin, astuto, sempre consegue fugir. E mais acusações de assassinatos vão surgindo, colocando ele numa situação onde não existe mais volta. Assim como aconteceu em "Assim Caminha a Humanidade", Rock Hudson interpreta um personagem que vai desde sua juventude até sua velhice. O roteiro do filme é baseado em suas próprias palavras, por isso Hardin é quase sempre um injustiçado, um homem que luta para provar sua inocência. Ele não quer perdão, apenas que entendam seu ponto de vista. Ótimo faroeste, onde Rock Hudson mais uma vez prova porque foi um dos galãs mais populares da história do cinema americano.

Bando de Renegados (The Lawless Breed, Estados Unidos, 1952) Direção: Raoul Walsh / Roteiro: Bernard Gordon, William Alland, baseados no livro "The life of John Wesley Hardin", escrito por John Hardin / Elenco: Rock Hudson, Julie Adams, Mary Castle, John McIntire / Sinopse: O filme conta a história real de John Wesley Hardin (Rock Hudson), um dos homens mais procurados no velho oeste, acusado de várias mortes.

Pablo Aluísio.

3 comentários: