quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Zulu

“Zulu” é um desses filmes que ajudam o espectador a entender o processo de colonização promovido pelos ingleses ao redor do mundo, durante a era vitoriana. No filme acompanhamos o aspecto militar desse sistema. O enredo se passa durante o conflito entre o Reino Zulu (denominação um tanto difusa e vaga, usada pelos ingleses para designar uma série de tribos localizadas na África do Sul) e as tropas britânicas estacionadas naquela região. Não se sabe bem a razão, mas o fato foi que a partir de um determinado momento os Zulus decidiram combater a presença do branco europeu em suas terras. E isso aconteceu depois de anos de paz entre eles.

Até aquele momento havia uma certa harmonia na região. A disputa territorial ficou conhecida como Guerra Anglo-Zulu. A tragédia humana foi terrível, pois a guerra ocasionou milhares de mortes para ambos os lados. Obviamente as tropas do império britânica eram muito mais bem armadas e organizadas que as forças das tribos nativas. Foi claramente um choque de civilizações. Do ponto de vista dos europeus todos aqueles povos armados de lanças e escudos rudimentares eram incivilizados e primitivos. Em caso de guerra deveriam ser eliminados sumariamente. 

O filme apresenta um ótimo elenco, com o melhor que o cinema inglês tinha a oferecer naquele período. O protagonista é interpretado por Michael Caine. No filme ele atua como um oficial britânico que é designado para servir na distante colônia africana, poucos dias antes do conflito se deflagrar. Sua postura, com uniforme intocável e limpo, acaba contrastando na tela violentamente com o primitivismo dos guerreiros Zulus. Esses eram guerreiros bravos e destemidos, mas não tinham uma tecnologia bélica à altura para enfrentar os disciplinados ingleses. Sequer conheciam as armas de fogo, lutando apenas com seus primitivos instrumentos de guerra. Estavam em maior número, mas os ingleses tinham também muitos pontos a seu favor nessa guerra sangrenta.

“Zulu” foi muit bem recebido pela crítica, principalmente por sua narrativa objetiva e imparcial. Aliás a narração em off foi executada pelo grande ator Richard Burton, que anos depois iria ele próprio estrelar um filme sobre o mesmo tema, mas mostrando os fatos que ocorreram antes da chacina tribal. Tudo o que aconteceu nesse massacre em 1879 deixou duas grandes lições para o Império Britânico. O primeiro foi que não importava o grau de civilização dos nativos locais de suas colônias, pois o inimigo jamais poderia ser subestimado. A segunda foi a de que o Império deveria adotar uma postura mais diplomática com as tribos locais para evitar justamente tudo o que ocorreu nesse evento histórico. Em conclusão, temos aqui um excelente filme para quem estiver interessado em conhecer melhor a colonização promovida pelo Império Britânico na época do longo reinado da Rainha Vitória.

Zulu (Zulu, Inglaterra, 1964) Direção: Cy Endfield / Roteiro: John Prebble, Cy Endfield / Elenco: Michael Caine, Richard Burton (narração), Stanley Baker, Jack Hawkins, Ulla Jacobsson, James Booth / Sinopse: Jovem oficial é enviado para uma região remota da África do Sul onde tribos do chamado Reino Zulu começam a se rebelar contra a presença britânica na região. Uma grande guerra está prestes a começar e ele, sem querer, acaba vivenciando esse trágico momento histórico. Filme indicado ao BAFTA Awards na categoria de Melhor Direção de Arte (Ernest Archer).

Pablo Aluísio. 

10 comentários:

  1. Como diria meu sogro

    - Malditos ingleses!

    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Nos tempos da Rainha Vitória os ingleses gostavam de dizer que “o Sol nunca se põe no Império Britânico”. Isso, claro, também traz desgastes... rsrs

    ResponderExcluir
  3. Impérios dominam. Esse é o meu ponto de vista. Veja essas países africanos e do Oriente Médio. Quando os ingleses chegaram por aí inexistiam esses países, tais como conhecemos hoje. Tudo era tribal. Quem sentou na frente de um mapa e criou essas nações foram os especialistas do império britânico. assim esses povos mais primitivos teriam que agradecer a eles.

    ResponderExcluir
  4. Lord Erick,
    Os ingleses tiveram sua importância, mas convenhamos, nem sempre eles traçaram as linhas certas no mapa. rsrs

    ResponderExcluir
  5. Como era fácil pra quem tinha poder bélico enriquecer invadindo outras nações subjugando-as e surrupiando todas as riquezas dos vencidos. Alexandres, Césares, Napoleões, todos fizeram isso a aumentaram as extensões dos seus territórios e sua influência sobre outros povos.
    Hoje me parece que se tornou impossivel governos agirem assim. Agora veremos como será o mundo daqui pra frente.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  6. Interessante o filme, não o conhecia. Vou procurar.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. imagine essas expedições "colonizadoras" hoje em dia? Seriam todas consideradas invasão e a Inglaterra viveria em baixo de sanções econômicas muito mais severas que as aplicadas à Russia.

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir