sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Estigma da Crueldade

Título no Brasil: Estigma da Crueldade
Título Original: The Bravados
Ano de Produção: 1958
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Henry King
Roteiro: Philip Yordan, Frank O'Rourke
Elenco: Gregory Peck, Joan Collins, Stephen Boyd, Henry Silva, Lee Van Cleef

Sinopse:
Após a morte de sua esposa, Jim Douglass (Gregory Peck), homem íntegro e honesto, que vive de sua fazenda, resolve ir atrás dos assassinos. Deixa seus pequenos filhos aos cuidados de pessoas próximas e ganha o oeste em busca dos bandidos que trouxeram tragédia e desolação para ele e sua família. Filme baseado na obra de Frank O'Rourke.

Comentários:
Excelente western estrelado pelo sempre ótimo Gregory Peck. Aqui ele surge dirigido pelo talentoso cineasta Henry King que consegue, com raro talento, sair das amarras de um roteiro sem maiores novidades (afinal de contas o enredo da vingança já não era mais nenhuma novidade, mesmo naquela época), investindo muito mais no suspense e na tensão dos acontecimentos. Esse tipo de faroeste seria anos depois rotulado numa categoria própria chamada de Western Psicológico, onde o que importava nem era a troca de tiros entre mocinhos e bandidos, mas sim a tensão, o clima e os aspectos periféricos e psicológicos que moviam todos os personagens. Além da direção de primeira linha de Henry King e da atuação magistral de Gregory Peck, ainda cabe destacar o ótimo elenco de apoio, em especial a presença da bela (e ainda bem jovem) Joan Collins e da dupla de bandoleiros interpretada por Henry Silva e Lee Van Cleef - eles eram ótimos nesse tipo de caracterização. Assim fica a dica desse clássico do oeste americano, um filme que nem o tempo conseguiu envelhecer.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. É estranho como não temos mais atores com o tipo do Gregory Peck.
    O George Clooney ameaçou, mas não deu.

    ResponderExcluir
  3. Ator insubstituível. Não vejo ninguém em Hollywood na atualidade que tem as características deste grande astro do passado.

    ResponderExcluir