sábado, 6 de agosto de 2022

Rei Charles III

Título no Brasil: Rei Charles III
Título Original: King Charles III
Ano de Lançamento: 2017
País: Inglaterra
Estúdio: Masterpiece
Direção: Rupert Goold
Roteiro: Mike Bartlett
Elenco: Tim Pigott-Smith, Oliver Chris, Richard Goulding, Charlotte Riley, Richard Goulding, Adam James

Sinopse:
Após várias décadas como rainha, Elizabeth II falece. Seu filho mais velho, Charles, assume o trono e não demora a entrar em rota de colisão com o parlamento inglês, criando uma verdadeira crise constitucional e institucional no sistema jurídico do Reino Unido. 

Comentários:
O roteiro desse filme faz um interessante jogo de futurologia ao tentar prever como será o reinado do príncipe Charles. Na história aqui contada ele não se conforma em ser apenas uma figura decorativa para turista ver, mas sim um monarca que realmente governa sua nação, o que o coloca em choque com o primeiro ministro e todo o sistema parlamentar de governo. E o roteiro teve a ousadia de explorar um fantasma da princesa Diana assombrando os corredores e salas luxuosas da família real. Um filme que é no mínimo curioso pelo tema que explora, o que certamente trouxe para si todas as antipatias dos verdadeiros membros da família real, o que não é de surpreender. Assim deixo a dica para quem gosta desse tema da monarquia inglesa, um filme certamente bem diferente do que se costuma ver por aí. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Olha Pablo, mesmo na vida real, hoje em dia, dizer que a rainha da inglaterra é só uma figura decorativa e que não governa, não passa de uma simplificacão e deboche dos anti monarquistas.
    Uma vez que todo Primeiro Ministro da Inglaterra, assim que empossado tem que, de forma revenrecial, se apresentar à Rainha, e ter a sua "benção", já fica claro quem realmente manda. E olhe que o mais brilhante representante da esquerda trabalhista, o Tony Blair, teve que passar por isso, e passou tremendo, segundo a sua própria biografia.

    ResponderExcluir
  2. O detentor do trono no Reino Unido é para todos os efeitos o chefe de Estado, sendo o primeiro-ministro o chefe de governo. Nesse filme o Charles troca as bolas e tenta ser também chefe de governo e aí o caos se instala...

    ResponderExcluir