terça-feira, 30 de agosto de 2022

Audie Murphy e o Western - Parte 5

Em 1950 Audie Murphy atuou no western "Cavaleiros da Bandeira Negra." Já tive oportunidade de escrever sobre esse faroeste aqui no blog. Murphy interpretava nada mais, nada menos, do que um dos pistoleiros mais conhecidos da história do velho oeste americano, o bandoleiro e assassino Jesse James. É interessante porque ao invés de ser um roteiro mais ligado com a verdade histórica, aqui se priorizou um suposto bom mocismo (que nunca existiu) de Jesse James. O pistoleiro deixa de ser um bandido para ser um homem arrependido.

Ele e o irmão Frank James (Richard Long) decidem abandonar a vida de crimes, deixando para trás o bando de Clarke Quantrill (Brian Donlevy); Esse foi outro personagem histórico real, um facínora que usava as cores de um dos lados da guerra civil para matar e saquear populações civis desarmadas e indefesas. Uma coisa insana. No filme pelo menos ele mantém o estigma de vilão, algo que nem sempre acontece sob uma ótica revisionista histórica que existe principalmente nos estados do sul. Acredite, muitos sulistas até hoje consideram Quantrill uma espécie de herói nacional, ou pelo menos, um herói das cores da bandeira confederada! Algo lamentável realmente.

De uma maneira ou outra, o nome de Jesse James sempre garantia boas bilheterias naqueles tempos. Ele havia sido, ao lado de Billy The Kid, um dos nomes mais conhecidos da mitologia do velho Oeste. Curiosamente, o ator iria ao longo dos anos interpretar os dois personagens históricos. Os filmes não era historicamente precisos, nem era essa sua intenção. Na realidade, eram adaptações de romances de faroeste que eram muito populares na época. Alguns roteiros foram baseados em livros de bolso que viraram febre editorial nos anos 50.

Depois desse faroeste que eu sempre considerei muito bom, Audie Murphy fez um dos melhores filmes de sua carreira. Em "A Glória de um Covarde" o ator foi dirigido pelo mestre John Huston. Seu personagem se chamava Henry Fleming, um soldado ianque que decide desertar durante a guerra civil americana. Todos os seus companheiros de farda parecem ser bravos e valentes, mas Henry tem sérias dúvidas sobre o que está acontecendo. Esse filme é brilhante porque valoriza mais o lado humano de seus personagens. Não é um faroeste comum ou um filme sobre a guerra civil que ficasse no convencional. Algo previsível de entender, já que Huston foi um diretor genial, um dos mais brilhantes cineastas de sua geração. Ele jamais iria fazer um filme de faroeste que fosse banal. Esse sem dúvida foi um dos grandes filmes de Audie Murphy.

Pablo Aluísio. 

4 comentários:

  1. Essa mania de santificar bandidos horrorosos permanece até hoje em Hollywood.

    ResponderExcluir
  2. No caso destes filmes, a romantização já vinha do mundo da literatura. Os roteiristas penas adaptavam as histórias para o cinema.

    ResponderExcluir