sexta-feira, 5 de agosto de 2022

O Homem de Galveston

Título no Brasil: O Homem de Galveston
Título Original: The Man from Galveston
Ano de Produção: 1963
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: William Conrad
Roteiro: Dean Riesner, Michael S. Zagor
Elenco: Jeffrey Hunter, Preston Foster, James Coburn

Sinopse:
Timothy Higgins (Jeffrey Hunter) é um advogado de Nova Iorque que vai até a distante Galveston no oeste americano para defender sua ex-namorada, que agora luta para escapar da pena de morte após ser acusada de matar um chantagista que estaria extorquindo seu dinheiro em troca de não revelar segredos de seu passado distante.

Comentários:
Um filme de faroeste diferente, onde o foco se concentra em um julgamento de uma mulher acusada de assassinato. O interessante é que o roteiro aos poucos vai recriando os eventos do crime em flashbacks, enquanto o espectador é apresentado a testemunhas e depoimentos de pessoas que supostamente acompanharam parte dos acontecimentos. O personagem de Jeffrey Hunter é do tipo honesto e íntegro que confia plenamente na palavra de sua cliente, que inclusive teve um caso amoroso com ele no passado. A questão inteligente que o argumento trabalha é justamente em sua culpabilidade ou não - seria ela realmente inocente ou apenas uma astuta manipuladora de pessoas e fatos? Em termos de produção não há com o que se preocupar pois o tão conhecido padrão de qualidade Warner está em cada momento do filme. Tudo parece muito bem realizado, inclusive com bela reconstituição histórica do sistema legal da época. Um ótimo programa para quem gosta de filmes de western e tribunal.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. O Jeffrey Hunter, que morreu tão jovem, não conseguiu ver um personagem que ele fez e que infelizmente o piloto da série foi rejeitado, com ele sendo substituído quando o novo piloto foi feito; entretanto esse mesmo personagem tem sido cultuado nos últimos anos. Ele é o Capitão Christopher Pike, capitão da nave estelar Enterprise. O Pike tem superado até o seu algoz no piloto da série original, o icônico capitão James Kirk. Como a vida dá voltas: antes rejeitado, agora cultuado até com direito a serie própria.

    ResponderExcluir
  3. E disso surgiu essa nova série muito boa...

    ResponderExcluir