terça-feira, 2 de agosto de 2022

Sabata, o Homem que Veio para Matar

Título no Brasil: Sabata, o Homem que Veio para Matar
Título Original: Ehi Amico... C'è Sabata, Hai Chiuso
Ano de Produção: 1968
País: Itália
Estúdio: Produzioni Europee Associati (PEA)
Direção: Gianfranco Parolini
Roteiro: Renato Izzo, Gianfranco Parolini
Elenco: Lee Van Cleef, William Berger, Ignazio Spalla

Sinopse:
A construção da estrada de ferro acaba atraindo todos os tipos de foras da lei para a região do velho oeste americano, onde oportunidades de assaltos e crimes surgem em todos os lugares. Para piorar até mesmo os políticos se rendem ao estado de corrupção e crime reinantes e nenhum deles querem perder a oportunidade de ficarem ricos, mesmo de forma desonesta. Todos porém terão que enfrentar antes um infame pistoleiro e matador, Sabata (Lee Van Cleef).

Comentários:
O ator americano Lee Van Cleef (1925 - 1989) fez mesmo a festa no cinema europeu durante os anos 1960. Nem pensou duas vezes e foi morar na Itália onde a indústria de cinema do país fervia numa efervescente produção de filmes de faroeste que acabariam sendo chamados de Western Spaghetti. Foi uma decisão muito inteligente por parte de Cleef pois lá ele acabaria se tornando um astro de dezenas de películas, que nem é necessário dizer logo se tornaram grandes sucessos de bilheteria. "Sabata, o Homem que Veio para Matar" é outro de seus clássicos, uma fita muito bem movimentada que tenta lançar mais um personagem marcante ao estilo Django ou Trinity! Uma espécia de Sartana particular de Lee Van Cleef! O cenário e o palco de toda a ação acontece na chamada corrida rumo ao velho oeste, com a construção das grandes estradas de ferro rumo ao Pacífico. O diretor Gianfranco Parolini assina o filme como Frank Kramer, como se fosse um cineasta americano. Hoje em dia isso é visto como algo desnecessário pois os italianos são reconhecidos como talentosos artesãos da sétima arte. Apenas o preconceito da época justificava algo assim. De qualquer modo aí está outro faroeste europeu para você colocar em sua lista de produções imperdíveis.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Mas o fato de um diretor italiano usar um pseudônimo americano pra dirigir um western faz todo o sentido quando pensamos no absurdo, e até surrealismo, de tal coisa. Algo parecido do Brasil seria um sambista japonês.

    ResponderExcluir