domingo, 5 de julho de 2020

O Tiro que não Saiu pela Culatra

Título no Brasil: O Tiro que não Saiu pela Culatra
Título Original: Parenthood
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Ron Howard
Roteiro: Lowell Ganz, Babaloo Mandel
Elenco: Steve Martin, Mary Steenburgen, Dianne Wiest, Jason Robards, Rick Moranis, Tom Hulce

Sinopse:
Gil Buckman (Steve Martin) é um típico pai de família americano. Morando no meio oeste ele tenta administrar uma família numerosa, com inúmeros problemas. E quando ele começa a lidar com problemas no trabalho a coisa toda fica ainda mais delicada. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor atriz coadjuvante (Dianne Wiest) e melhor música original ("I Love to See You Smile" de Randy Newman).

Comentários:
Esse título nacional é bizarro. Um dos piores que já foram usados. E olha que a competição é pesada, porque de títulos nacionais ruim temos uma verdadeira coleção. Deixando isso de lado temos que reconhecer que é um bom filme ao melhor estilo "family friendly". Daquela geração de comediantes saídos do programa Saturday Night live (SNL) o Steve Martin sempre foi o mais "limpinho", ou seja, sempre procurou por um humor mais inofensivo, sem palavrões, feito para toda a família. E depois que ele migrou da TV para o cinema isso ficou ainda mais acentuado. Algo muito parecido aconteceu com Ron Howard. Ele foi ator mirim e depois que cresceu se tornou um diretor bem sucedido nessa linha mais familiar. Com tantos nomes empenhados em uma carreira mais suave e familiar não poderia haver nada mais adequado do que um filme como esse, chamado originalmente em inglês Parenthood (Paternidade).

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O Tiro que não Saiu pela Culatra
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo: sem dúvida, traduzir "Paternidade" para "O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra" só não é pior do que "Quem Não Herda...Fica na Mesma, que por coincidência, ou não, também conta com o ator Rick Moranis.

    ResponderExcluir
  3. "Quem não herda... fica na mesma"

    Ahahahahaha... É um título nacional pior do que o outro... vou te contar...

    ResponderExcluir