quarta-feira, 15 de julho de 2020

À Véspera da Morte

William Barclay "Bat" Masterson (1853 – 1921) foi um dos mais famosos xerifes do velho oeste. Elegante, sempre se vestia muito bem, mas não deixava de impor a lei e a ordem nas cidades onde exercia suas funções. Sua história pessoal e seus feitos deram origem a vários filmes e até mesmo a uma bem sucedida série de TV nas décadas de 1950 e 1960. Até música de sucesso virou no Brasil na voz de Carlos Gonzaga. Esse “À Véspera da Morte” é mais um bom western que tem como tema principal a história da vida de Bat Masterson. Nesse filme ele é interpretado por Joel McCrea. O roteiro se foca nos primeiros anos de Masterson. Após se envolver numa confusão numa pequena cidade do velho oeste, Bat resolve ir até Dodge City, onde seu irmão Ed Masterson (Harry Lauter) está profundamente envolvido na eleição do próximo xerife da cidade. Acontece que o atual xerife de Dodge City, o corrupto Jim Regan (Don Haggerty), está também tentando a sua reeleição. No meio do acirramento de ânimos pela disputa do cargo, Ed Masterson acaba sendo morto covardemente, nas sombras da noite. Só então a partir daí que Bat Masterson resolve ele próprio se candidatar a xerife da cidade. Com fama de rápido no gatilho e pistoleiro acaba vencendo o pleito, mas terá que provar o seu valor ao tentar impor ordem em Dodge City pois o lugar é infestado de criminosos, bêbados e desordeiros de todo tipo.

Algumas coisas me chamaram atenção nesse “The Gunfight at Dodge City”. O roteiro é bastante econômico e eficiente e não perde muito tempo em subtramas paralelas, muito provavelmente por causa de sua curta duração. Joel McCrea está muito bem no papel de Bat Masterson. Assim que é eleito o novo xerife da cidade ele começa a se vestir com aquela roupa característica desse personagem, terno e chapéu preto acompanhados da famosa gravata ao estilo francês. A única coisa que faltou mesmo no figurino clássico de Bat Masterson foi sua inseparável bengala, mas aqui é fácil de entender sua ausência. Masterson só começaria a usá-la muitos anos depois ao ser atingido por uma bala em seu joelho. Como a estória desse filme se passa antes desse evento era mais do que natural que o personagem surgisse sem esse acessório.

O vilão do enredo é obviamente o xerife Jim Regan que não se destaca muito. A produção é da Mirisch Corporation, uma produtora que sabia muito bem conciliar filmes de orçamentos baixos com bons resultados cinematográficos. Enfim, como não recomendar um western em que Joel McCrea interpreta o lendário Bat Masterson? Simplesmente impossível. Por isso não deixe de assistir e se possível procure ter o filme em sua coleção. Será uma bela aquisição.

À Véspera da Morte (The Gunfight at Dodge City, Estados Unidos, 1959) Direção: Joseph M. Newman / Roteiro: Martin Goldsmith, Daniel B. Ullman / Elenco: Joel McCrea, Julie Adams, John McIntire, Don Haggerty, Harry Lauter / Sinopse: Após chegar em Dodge City pela primeira vez o pistoleiro Bat Masterson (Joel McCrea) resolve disputar a eleição de xerife da cidade após a morte covarde de seu irmão mais velho, Ed Masterson. A decisão irá colocar a pequena cidade do velho oeste em pé de guerra.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário