sábado, 25 de julho de 2020

Downton Abbey - Sexta Temporada

Downton Abbey - Sexta Temporada
Essa é a sexta e última temporada da série "Downton Abbey". Foi exibida originalmente na Inglaterra entre os meses de setembro a dezembro de 2015. Como sempre, foram produzidos nove episódios, sendo que o último levou uma denominação especial, chamado de "Christmas Special". Curiosamente foi o único episódio de toda a série que ganhou um título próprio pois todos os demais eram apenas denominados por seu número, como por exemplo "Episode #6.7", "Episode #6.8", etc. Apesar de ainda manter um excelente índice de audiência na Europa, a série foi cancelada por dois motivos principais. O custo de produção, por ser uma série de época, era elevado. Além disso havia planos para que a série migrasse para o cinema, para quem sabe um dia se tornar uma nova franquia de filmes. Assim ficamos por aqui. Ainda faltam alguns episódios que irei comentar assim que assistir. Segue abaixo reviews dos episódios já assistidos.

Downton Abbey 6.01
A série enfrentou problemas de bastidores para a produção dessa sexta temporada. Com um elenco enorme os produtores tiveram que negociar o cachê de cada ator. E isso foi demorado, afinal qualquer ator ou atriz que não voltasse para a nova temporada iria prejudicar e muito a sequência do programa. E se fosse de um personagem principal então, a série estaria cancelada. De qualquer modo acertado tudo o elenco original retornou, com todos esses ótimos profissionais. Nesse primeiro episódio dois aspectos predominam na história. O passado de Lady Mary a alcança quando um visitante indesejado entrega um ultimato para ela, uma óbvia chantagem em troca de dinheiro. Pague ou será tudo revelado. Além disso as notícias sobre o funcionamento do Hospital de Downton colocam Violet em pé de guerra, inclusive contra sua própria nora. / Downton Abbey 6.01 (Inglaterra, 2015) Direção: Minkie Spiro / Roteiro:  Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 6.02
Segundo episódio da última temporada dessa ótima série inglesa. Nesse aqui vamos percebendo como a velha aristocracia vai entrando em crise. A grande mansão vizinha a Downton Abbey vai à leilão. Era de uma antiga e tradficional família que encontrou seu ocaso. É o fim de uma era, dos antigos casarões da nobreza britânica. Velhos costumes porém ainda são usados por quem resiste, como a nobre e antiga caça à raposa, aqui recriada em uma cena muito bem produzida, nos menores detalhes. Enquanto isso os boatos correm solta, um deles dizendo que a maioria dos empregados de Abbey vão ser demitidos nas próximas semanas, gerando um clima de tensão entre os trabalhadores da velha mansão. Outro ponto digno de nota é a chantagem e extorsão que a filha do duque sofre. Ela era camareira de um hotel em Londres e tem um segredo a revelar. Para ficar quieta exige uma boa soma de dinheiro. / Downton Abbey 6.02 (Inglaterra, 2015) Direção: Minkie Spiro / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 6.04
O bom e velho mordomo Charles Carson está de volta à mansão, depois de curtir uma merecida lua de mel com sua nova esposa. E seu retorno é bem-vindo pois coisas estranhas começam a acontecer com os empregados. Anna Bates passa mal, mas esconde qual seria sua verdadeira doença. Ela então pede a filha do duque, Lady Mary Crawley, a leve escondida até Londres para passar por exames. Tudo é escondido do marido, para não criar maiores problemas. Já Daisy decide ser ousada e pede pessoalmente para Lady Edith Crawley que interceda junto ao marido para deixar o pai de seu namorado continuar a residir na antiga fazenda onde ele mora. Por fim uma antiga empregada, agora casada com um homem da elite, volta até Downton Abbey para um jantar. A mobilidade social na época era muito restrita e por isso sua presença causa espanto e admiração entre todos os convidados. / Downton Abbey 6.04 (Inglaterra, 2015) Direção: Minkie Spiro / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 6.05
Esse episódio é bem marcante. O ministro da saúde faz uma série de visitas no norte da Inglaterra e é convidado (quer dizer, meio chantageado) a comparecer um jantar em Downton Abbey por Violet Crawley (Maggie Smith). Ela quer, de todo jeito, seu apoio na questão envolvendo o hospital da região. Uma complicada rixa que mantém com a sua nora, Cora Crawley (Elizabeth McGovern). A tensão vai aumentando na mesa e o Robert Crawley tem um ataque, vomitando sangue por cima dos talheres e pratos refinados! Um Horror! Socorrido às pressas, é levado até o hospital, onde passa por uma delicada cirurgia. Antes de tudo isso acontecer o episódio ainda passeia por temas secundários, como a descoberta do mordomo Carson (Jim Carter), que para sua surpresa descobre que sua esposa não sabe cozinhar. E o que dirá do lacaio que querendo aprender sobre criação de porcos acaba confessando que não sabe ler? Pois é, bom episódio, pelo ataque do conde no jantar, certamente é um dos mais marcantes dessa temporada. / Downton Abbey 6.05 (Inglaterra, 2015) Direção: Michael Engler / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco:  Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 6.06
Esse episódio é bem divertido. Aqui a mansão é aberta para visitação pública pela primeria vez. A família precisa de dinheiro e esse seria um jeito fácil de arrecadar fundos. Só que a visita acaba virando um caos pois muitos moradores da região vão visitar a casa por dentro. Mera curiosidade dos locais. E imagine toda essa gente andando pelas salas da mansão sem um guia adequado ou pessoas mais informadas sobre a história de Downton Abbey. Deu até um pouquinho de vergonha alheia vendo os próprios familiares sem ter muita noção dos quadros, dos lugares históricos do lugar onde moram. Será que nunca leram um dos livros da biblioteca? Pelo visto, não! E o que pensar quando um garotinho invadiu, sem pedir permissão, o quarto do conde, ali se recuperando de um problema de saúde? De qualquer maneira não deixou de ser um dos episódios mais divertidos da série. / Downton Abbey 6.06(Inglaterra, 2015) Direção: Michael Engler / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 6.07
Lady Mary tem um novo namorado. E ele é um piloto de carros de corrida. E toda a sua família vai a um grande prêmio de alta velocidade, mas o que deveria ser um programa agradável acaba em tragédia quando o carro de um dos pilotos pega fogo. Lady Mary fica tão abalada com tudo que resolve terminar o namoro com o piloto. Ela não tem qualquer problemas com ele, mas acredita que não tem o direito de pedir que ele largue o volante. Assim decide que não dariam certo mesmo, pois possuem estilos de vidas bem diferentes. Ela termina tudo por telefone. Esse episódio é muito bom, bem movimentado e tem uma ótima cena com todos aqueles carros antigos, todos restaurados e parecendo novinhos em folha. Peças de colecionadores mesmo! Parabéns para a produção da série que conseguiu reunir todas essas bonitas máquinas do passado. / Downton Abbey 6.07 - Episode #6.7 (Inglaterra, 2015) Direção: David Evans / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter. 

Downton Abbey 6.08
Lady Mary e sua irmã Lady Edith precisam encontrar um rumo em suas vidas pessoais. Edith está noiva e seu pretendente agora é um marquês. Só que ela ainda precisa contar a ele que já é mãe de uma garotinha, fruto de um caso do passado. E antes que possa contar tudo, Lady Mary em um jantar conta o segredo de Edith para ele. O choque é completo. Dentro dos padrões morais daquela época isso era uma coisa séria a se considerar. O casamento assim chega ao fim, ou melhor dizendo, os planos de casamento. As duas irmãs brigam e Lady Mary recebe a visita da avó que lhe aconselha a segur seu coração. Se ela ama o piloto de corridas, mesmo ele sendo uma pessoa de poucas posses, então deve se casar com ele. E é justamente nesse episódio que Lady Mary finalmente se casa. Esse é o penúltimo episódio da série, que agora caminha para o seu final após longos anos de exibição e sucesso na TV britânica. / Downton Abbey 6.08 - Episode #6.8 (Estados Unidos, 2015) Direção: David Evans / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter. 

Downton Abbey 6.09 - Christmas Special  
E assim, após seis temporadas, finalmente a série "Downton Abbey" chega ao seu final. E o que acontece no final da série? Bom, o principal acontecimento é o casamento de Lady Edith Crawley, A mãe de seu noivo não vê com bons olhos o casamento com uma mãe solteira, mas depois de algum tempo acaba cedendo. O casamento é realizado com sucesso. Entre os criados vários acontecimentos interessantes, entre eles o fim da carreira de Charles Carson como mordomo da mansão. Os sintomas de Mal Parkinson se tornam mais evidentes, fazendo com que ele tenha dificuldades até mesmo de encher uma taça de vinho. Ele pede demissão ao conde, mas seu pedido é recusado em consideração aos anos em que ele serviu na casa. Acaba-se optando por recontratar Thomas Barrow como o novo mordomo, ficando Carson como uma espécie de gerente da propriedade.  E John Bates, quem diria, se torna pai. Sua esposa dá a luz no quarto de Lady Mary Crawley. A cena final da série se passa na noite da virada de ano novo, com todos os personagens celebrando a chegada de mais um ano na mansão. Final que chegou até mesmo a emocionar esse fã de longa data da série. Deixo aqui minhas sinceras palmas para "Downton Abbey" que sem dúvida deixará saudades em quem assistiu a essa ótima série por todos esses anos. / Downton Abbey 6.09 - Christmas Special (Estados Unidos, 2015) Direção: Michael Engler / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Downton Abbey
    Sexta Temporada
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Review Adicionado:
    Downton Abbey 6.07
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir

  3. Review Adicionado:
    Downton Abbey 6.08 - Episode #6.8
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  4. Review Adicionado:
    Downton Abbey 6.09 - Christmas Special
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir