sexta-feira, 17 de julho de 2020

Caça aos Gângsteres

Título no Brasil: Caça aos Gângsteres
Título Original: Gangster Squad
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Ruben Fleischer
Roteiro: Will Beall, Paul Lieberman
Elenco: Josh Brolin, Sean Penn, Ryan Gosling, Emma Stone, Nick Nolte, Giovanni Ribisi 

Sinopse:
Na Los Angeles da década de 1930, um policial honesto chamado John O'Mara (Josh Brolin) forma um esquadrão de tiras para atuarem fora da lei. A missão é destruir o império do crime comandado pelo gângster Mickey Cohen (Sean Penn). Filme indicado ao Golden Trailer Awards e ao World Stunt Awards.

Comentários:
Um filme bem produzido, com excelente elenco, contando a história real do gângster Mickey Cohen? Ora, não poderia haver nada tão promissor. Porém o filme, apesar de todo o capricho no design de produção, cenários, figurinos, etc, não conseguiu me empolgar. O elenco, como já frisei, é um dos melhores já reunidos nos últimos anos, mas o resultado final realmente deixa a desejar. O filme não foi um fracasso de bilheteria, pelo contrário, gerou lucro, mas bem abaixo do que era esperado. E aqui temos um velho problema do cinema americano se repetindo. A tentativa de sempre procurar fazer algo comercial demais, acaba estragando muitos filmes. É o caso aqui. Os realizadores deveriam ter optado por um clima mais realista, mais de acordo com os acontecimentos do passado. O Mickey Cohen certamente sempre foi um personagem interessante, mas na história real ele passou longe de ser uma espécie de Al Capone de Los Angeles. O roteiro desse filme exagerou bastante nas tintas, assim como Sean Penn que tentando se parecer ao máximo com o gângster acabou usando uma estranha maquiagem. Ryan Gosling é um ótimo ator, mas aqui surge bem apagado. Não tem o espeço suficiente para brilhar. Já Josh Brolin me fez ficar com saudades de Kevin Costner em "Os Intocáveis". Pois é, esse filme até tenta em alguns momentos seguir a obra-prima de Brian De Palma, mas sem conseguir chegar perto. Ficou apenas na tentativa mesmo.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Eu já li dezenas de biografias da Máfia, (de Luck Luciano aos mafiosos da sicília, passando pelo dedo duro Tomaso Buscceta) e esse Mickey Cohen, quando é citado é sempre como um lacaio da Máfia, no máximo.
    No filme Bugsy, do Warren Beatty, o Cohen, na pele do Harvey Keitel, insulta cara cara o próprio Benjamin Siegel (Bugsy), que na vida real seria o último prego no caixão, e nesse filme do seu post ele parece um Al Capone, como você já disse. Muita apologia, pra um vira-latas do crime. Deu no que deu.

    ResponderExcluir
  2. Na história real o Mickey era um ladrão brucutu, idiota e violento. Nesse filme ele é retratado como um estrategista inteligente. Não dá. E o Sean Penn parece estar apaixonado por seu personagem, o que piora tudo.

    ResponderExcluir
  3. Muito conhecido por dar bicuda em jornalista. Quando namorava a Madonna chegou a ser preso várias vezes por isso (e por dar umas bolachas na cantora também...)

    ResponderExcluir