sábado, 4 de julho de 2020

O Reverso da Fortuna

Título no Brasil: O Reverso da Fortuna
Título Original: Reversal of Fortune
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Sovereign Pictures
Direção: Barbet Schroeder
Roteiro: Nicholas Kazan
Elenco: Jeremy Irons, Glenn Close, Ron Silver, Annabella Sciorra, Uta Hagen, Fisher Stevens

Sinopse:
Com roteiro baseado no romance escrito por Alan M. Dershowitz, o filme "O Reverso da Fortuna" conta a história do rico e aristocrático Claus von Bulow (Irons). Acusado de tentar matar a esposa Sunny von Bulow (Glenn Close), ele se defende no tribunal de todas as acusações.

Comentários:
O forte desse filme vem de seu elenco. Jeremy Irons e Glenn Close sempre foram excelentes atores. Jeremy Irons inclusive foi premiado com o Oscar justamente por esse trabalho. De certa maneira foi a consagração de sua carreira, o ápice do reconhecimento em relação ao seu talento profissional. E ele está mesmo excepcional, em um papel que parece que foi escrito para ele. Um sujeito frio, muito educado e polido, mas com nuances de psicopatia. Aquele tipo de homem que poderia fazer literalmente qualquer coisa para alcançar seus objetivos e dentro desse aspecto poderia até mesmo se tornar um homicida. Porém no tribunal valem as evidências e as provas. A procuradoria precisa provar sua culpabilidade, enquanto ele procurar manter a sua presunção de inocência. O diretor Barbet Schroeder sempre foi um dos melhores de sua geração. Ele aqui tirou o melhor do elenco, tal como se todos fossem meras peças de xadrez de seu tabuleiro cinematográfico. Palmas para o cineasta e o ótimo elenco que compõem esse clássico do Oscar.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Eu suspeito que a premiação de Irons foi um daqueles "Oscars de consolação".Ele teve um performance brilhante em "Gêmeos-Mórbida Semelhança" de Cronenberg 2 anos antes e nem sequer foi indicado.Isso ,prá mim, acabou pesando!

    ResponderExcluir
  2. O Jeremy Irons por essa época só fazia ótimos filmes. Complicado até mesmo dizer em qual deles ele estava melhor. E a Academia, é aquela coisa, cheia de injustiças. De vez em quando eles precisam dar um prêmio de arrependimento.

    ResponderExcluir
  3. Há tantas histórias dessas na vida real, inclusive no Brasil, que quase não precisava de filme, basta assistir Datena e assemelhados.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  4. Dormir com o inimigo... sempre é algo perigoso e mortal...

    ResponderExcluir