segunda-feira, 13 de julho de 2020

Os Imorais

Título no Brasil: Os Imorais
Título Original: The Grifters
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Cineplex Odeon Films
Direção: Stephen Frears
Roteiro: Donald E. Westlake
Elenco: Anjelica Huston, John Cusack, Annette Bening, Jan Munroe, Stephen Tobolowsky, Jimmy Noonan

Sinopse:
Baseado no romance escrito por Jim Thompson, o filme "Os Imorais" conta a história do vigarista Roy Dillon (John Cusack), um sujeito especializado em pequenos golpes. Quando surgem na jogada sua mãe e sua namorada, as apostas passam a ser dobradas. As coisas só ficam fora do controle quando um assassinato é cometido. Quem vai responder por esse crime? 

Comentários:
Inicialmente iria ser um filme dirigido por Martin Scorsese, porém ele depois pensou melhor e decidiu que apenas iria produzir o filme. Chamou outro cineasta muito talentoso, Stephen Frears, participando apenas dos bastidores. O resultado ficou muito bom, tanto que ganhou várias indicações ao Oscar, incluindo melhor direção, melhor atriz coadjuvante (Annette Bening, que está muito bonita no filme) e roteiro adaptado. Quem também foi lembrada pelo Oscar e pelo Globo de Ouro foi a atriz Anjelica Huston, que concorreu ao Oscar de melhor atriz. Ela está bem diferente no filme, usando um cabelo platinado até esquisito, fumando um cigarro após o outro, o que combinava com sua personagem, uma mulher, como o próprio título nacional sugere, sem quaisquer valores morais, uma imoral. Curiosamente quem foi esquecido pelos grandes prêmios do mundo do cinema foi justamente John Cusack. Não fez muito sentido, pois se suas colegas foram lembradas pelo Oscar, ele também deveria ter sido. Está muito bom na pele de seu personagem escroque, que só pensa em se dar bem, passando a perna nos outros. Em minha opinião Cusack esteve poucas vezes tão bem no cinema como nesse filme. Outro destaque vem da trilha sonora, toda composta com temas do mais puro e autêntico jazz americano. Os ouvidos mais refinados certamente vão agradecer. 

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Nesse filme o John Cusack era o nome mais quente de Hollywood.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. Ele era, mas quem disse que a vida é fácil? Depois de algum tempo a estrela da carreira dele foi apagando... apagando...

    ResponderExcluir
  3. O filme é excelente. Um senhor exemplo do policamente incorreto.Acho que não seria filmado nos dias de hoje...

    ResponderExcluir
  4. Certamente, nos dias atuais um roteiro como esse iria encontrar maiores dificuldades para ser produzido.

    ResponderExcluir