quarta-feira, 1 de julho de 2020

Superman - Entre a Foice e o Martelo

Título no Brasil: Superman - Entre a Foice e o Martelo
Título Original: Superman - Red Son
Ano de Produção: 2020
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Sam Liu
Roteiro: J.M. DeMatteis, Mark Millar
Elenco: Jason Isaacs, Amy Acker, Diedrich Bader, Vanessa Marshall, Phil Morris, Paul Williams

Sinopse:
Nesse universo paralelo o Superman é criado dentro da União Soviética, com os valores e princípios do comunismo. Quando cresce e se torna um super-herói, precisa enfrentar a ideologia capitalista. E a situação fica ainda pior quando Lex Luthor se torna presidente dos Estados Unidos.

Comentários:
Eu não conhecia o material original. No Brasil essa história em quadrinhos foi lançada numa edição encadernada, de luxo. E devo dizer que o arco narrativo é muito bem bolado. Tudo parte de uma premissa bem interessante. O que teria acontecido se o Superman fosse criado dentro da sociedade soviética? Quais seriam seus ideais? Ele seria um seguidor das ideias de Karl Marx? Claro, lidar com ideologias políticas sempre é algo complicado. Porém esse Superman vermelho, comunista, forjado na foice e martelo da bandeira soviética, me pareceu mais do que curioso. Ele luta praticamente pelos mesmos ideais do Superman tradicional, por mais estranho que isso possa parecer. E quando descobre as atrocidades do camarada Stálin fica totalmente decepcionado com tudo. A cena dele dando fim ao infame ditador é algo para entrar na história dos super-heróis da DC. Outro aspecto que vai dar um nó na cabeça dos fãs do herói é o romance entre Luthor e Lois Lane. Eles são apaixonados! E o que dizer de um Batman moscovita que age como um terrorista subversivo? Realmente é um universo paralelo dentro da mitologia do Superman. Por fim algo que achei escelente: toda a história se passa nas décadas de 1950 e 1960, assim os roteiristas aproveitam fatos históricos reais para encaixar nesse enredo. A fusão ficção e história acabou gerando uma explosão de imaginação e criatividade. Muito, muito bom. Gostei muito dessa animação que ousou ir além da Superman que todos conhecemos.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Superman - Entre a Foice e o Martelo
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! A esquerda cooptou até o Superman? Isso sim é que é um super aparelhamento ideologico.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Puro exercício de imaginação, meu caro Serge. Só não sei se nos quadrinhos esse Superman vermelho seguiu em frente ou se foi apenas nessa Graphic Novel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, mas com comunista não e bom facilitar. kkkkkk

      Excluir
  4. Pablo:
    Não te parece bizzaro que assim como o Kurt Cobain, o neto do Elvis era uma pessoa de muita beleza fisica, e que os dois tenham se matado com tiros de espingarda no rosto? Não parece um desprezo pelo presente que receberam da natureza, pra não dizer Deus? Uma birra infantil. Como se dissessem: "olha como eu jogo fora, desperdiço, um dom natural que é um dos mais desejados pelos seres humanos, ainda mais quando são artistas, que é ser é ser "extremamente belo". Por que isso?
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  5. “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”...
    Lembra desse ditado? A maior beleza é a da alma. Não adianta ser bonito por fora e por dentro estar destruído emocionalmente. Tanto o Kurt como o Ben sucumbiram às drogas. E uma vez dentro dessa armadilha fica complicado sair. Alguns acabam dando um tiro na cabeça. É triste, mas é a realidade.

    ResponderExcluir