segunda-feira, 20 de julho de 2020

Arquivo X - Décima Primeira Temporada

Arquivo X - Décima Primeira Temporada
Essa temporada foi exibida entre os meses de janeiro a março de 2018 nos Estados Unidos. Apenas 10 episódios foram produzidos. Agora ela passa a ser exibida também no Netflix, conforme foi divulgado recentemente. Acredito que muito provavelmente seja a última temporada da série, já que os atores David Duchovny e Gillian Anderson já declararam que não há mais interesse por parte deles em voltar para os personagens. Se bem que em se tratando de "X-files" nada parece ser definitivo. Para uma série que começou a ser exibida nos anos 90, é realmente algo de impressionar que ainda exista interesse por parte do público. E não podemos esquecer também que essa série tem uma legião de fãs devotados, bem interessados em tudo o que diz respeito a esse universo. Faz me lembrar inclusive dos fãs de "Star Trek". Enfim, aqui irei tecer comentários sobre cada um dos episódios que assisti. Adianto que gostei mais dessa temporada 11 do que da anterior, que no meu ponto de vista deixou um pouco a desejar. Então vamos aos episódios...

Arquivo X 11.01 - My Struggle III
E "Arquivo X" segue em frente, agora na décima primeira temporada. A temporada anterior não foi grande coisa. Só para situar o leitor: Canceroso não está morto. Na verdade ele planeja exterminar a humanidade espalhando um vírus mortal, híbrido entre seres humanos e extraterrestres. A chave da cura está no filho perdido de Mulder e Scully, só que ele na verdade pode nem ser filho de Fox, mas sim um experimento científico do próprio Canceroso! Achou absurda demais a sinopse? Bom, "Arquivo X" na atualidade é bem isso aí. Acredito que os bons roteiros e as tramas bem boladas ficaram lá atrás, nas primeiras temporadas, ainda nos anos 90. Agora parece tudo se resumir em faturar mais uma vez com a fama e o sucesso da série, inclusive com o mesmo elenco original. David Duchovny, por exemplo, não conseguiu emplacar no cinema uma carreira, então o jeito foi voltar para o agente Fox. Quanto tempo essa nova fase vai durar? Bom, enquanto houver espectadores interessados a série segue em frente. De resto tudo é bem imprevisível mesmo. / Arquivo X 11.01 - My Struggle III (Estados Unidos, 2018) Estúdio: 20th Century Fox Television / Direção: Chris Carter / Roteiro: Chris Carter / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, Barbara Hershey, William B. Davis, Annabeth Gish.

Arquivo X 11.02 - This 
Veja a sinopse oficial desse episódio: Um segredo assustador é revelado quando um velho amigo alcança Mulder e Scully de uma maneira aparentemente impossível. Existem episódios de "Arquivo X" que qualquer comentário mais esclarecedor acaba estragando o prazer da surpresa que o espectador espera ter. Aqui ficam claras algumas coisas. Nem sempre o governo dos Estados Unidos joga pelo bem do povo americano. E nem sempre seus projetos acabam dando certo. Pelo contrário, muitas vezes tudo dá muito, mas muito errado mesmo. Um episódio interessante, especialmente indicado para os fãs da série que adoram uma teoria da conspiração daquelas bem malucas. Afinal isso também faz parte da mitologia da série desde sua primeira temporada. / Arquivo X 11.02 - This (Estados Unidos, 2018) Direção: Glen Morgan / Roteiro: Glen Morgan / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi.

Arquivo X 11.03 - Plus One
Episódio estranho, o que significa que os fãs da série certamente vão curtir. Aqui estranhamente as pessoas são duplicadas, isso mentalmente por duas pessoas, um casal incomum formado por um guarda e uma paciente internada em um hospício. E para fazer seus bizarros jogos mentais eles usam de um simples jogo da forca (quem se lembra desse joguinho dos tempos da escola?). O mais curioso é que os próprios agentes Fox Mulder e Dana Scully são duplicados também, causando o caos dentro do episódio. E para quem curte ver os dois naquela tensão sexual, há um encontro bem intenso em um quarto de hotel. Bom episódio, independente, sendo que você nem precisa assistir aos demais episódios da temporada para entender. O arco narrativo é fechado, com começo, meio e fim. Pode ser assistido sem problema algum. Boa diversão! / Arquivo X 11.03 - Plus One (Estados Unidos, 2018) Direção: Kevin Hooks / Roteiro: Chris Carter / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Karin Konoval.

Arquivo X 11.04 - The Lost Art of Forehead Sweat
Episódio muito divertido e até mesmo bem nostálgico, por que não? Nesse episódio surge um sujeito bem estranho que se apresenta como Reggie "alguma coisa" (Brian Huskey). Ele diz que trabalhou com Mulder e Scully no passado, que fez parte da fundação do arquivo X, que descobriu a verdade, que entrou em contato com um extraterrestre... ufa, loucura total. Afinal ele estaria dizendo a verdade ou seria apenas mais um louco? O episódio tem várias citações de cultura pop que vão desde referências à velha série "Além da Imaginação", passando por Elvis (repare na capa do ET descendo da nave) e "O Dia em que a Terra Parou". Sinceramente? Adorei. Um dos episódios mais legais dessa temporada. / Arquivo X 11.04 - The Lost Art of Forehead Sweat (Estados Unidos, 2018) Direção: Darin Morgan / Roteiro: Chris Carter / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, Brian Huskey.

Arquivo X 11.05 - Ghouli 
Esse é o episódio do Ghouli. E o que diabos é um Ghouli? Um monstro, uma criatura estranha que ataca duas garotas em um velho barco enferrujado e abandonado no caís. Dana e Fox entram na investigação. Um jovem é peça chave para desvendar o mistério. Ele se chama Jackson Van De Kamp. Quando os agentes vão atrás dele descobrem que toda a sua família foi morta. E ele se suicidou. Mas não espere por soluções fáceis. Ele pode ser William, o filho perdido de Dana Scully, sua obsessão pessoal. E tem mais. O rapaz pode ter sido fruto de um projeto secreto que misturou DNA humano com DNA alien. E mais, ele teria a capacidade de criar ilusões, como o próprio monstro Ghouli. Ou seja, mais um roteiro bem de acordo com o estilo "Arquivo X" de ser. Os velhos fãs vão curtir, com certeza. / Arquivo X 11.05 - Ghouli (Estados Unidos, 2018) Direção: James Wong / Roteiro: Chris Carter, James Wong / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi.

Arquivo X 11.06 - Kitten
Walter Skinner desaparece. O FBI entao envia os agentes Fox Mulder e Dana Scully para descobrir seu paradeiro. Eles acabam descobrindo que Skinner foi atrás de um velho amigo dos tempos da guerra do Vietnã. No passado eles serviram juntos no mesmo batalhão e acabaram sendo expostos a um gás desconhecido do governo americano, algo que causava muitas alucinações em quem o respirava. Depois de seguir algumas pistas Fox e Scully vão para numa velha casa na floresta. E acabam caindo numa armadilha (quase) mortal. Esse episódio é interessante por duas razões. A primeira porque mostra parte do passado de Skinner. A segunda por trazer o ator Haley Joel Osment como um dos personagens principais. Lembra dele? É o garotinho que dizia a famosa frase "Eu vejo gente morta" no clássico "O Sexto Sentido". Pois é, ele cresceu e virou um homem adulto. Assista esse episódio de Arquivo X para revê-lo nos dias atuais. / Arquivo X 11.06 - Kitten (Estados Unidos, 2018) Direção: Carol Banker / Roteiro: Chris Carter, Gabe Rotter / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, Haley Joel Osment.

Arquivo X 11.07 - Rm9sbG93ZXJz
Um episódio bem diferente, mas muito interessante. O tema é a inteligência artificial que está ao nosso redor, em celulares, equipamentos eletrônicos de nossas casas, etc. Mulder e Scully vão até uma lanchonete totalmente automatizada, sem atendentes, sem cozinheiros, nem garçons, nada. Apenas máquinas. As coisas não saem como eles querem. Os equipamentos falham. Mulder pede um sushi e chega um peixe bolha cru em seu prato. Não há ninguém para reclamar. Ele então decide não deixar gorjeta e aí, meus caros, o inferno começa. Nada funciona para eles, que se vêem em um verdadeiro caos tecnológico. O episódio é uma clara crítica em forma de ironia mordaz sobre o excesso de tecnologia que atualmente ronda nossas vidas. Na cena final, já com eles em uma lanchonete ao velho estilo, Mulder e Scully colocam os aparelhos celulares de lado e apertam as mãos um do outro. Uma bela mensagem para que todos prestem atenção em quem está ao seu lado, deixando a infomania de lado. Excelente lição. Por fim um detalhe curioso: o episódio praticamente não tem diálogos. O roteiro não precisa deles para mandar sua mensagem. É isso aí, perfeito! / Arquivo X 11.07 - Rm9sbG93ZXJz (Estados Unidos, 2018) Direção: Glen Morgan / Roteiro: Kristen Cloke / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Candus Churchill.

Arquivo X 11.08 - Familiar 
Abriram as portas do inferno na pequena cidadezinha de Eastwood. Um garotinho, que estava brincando com sua mãe em um parque, acaba sendo atraído para dentro da floresta por um personagem de programa infantil. As buscas começam e encontram o corpo da criança, morta e dilacerada. Os policiais locais acreditam que ele foi atacado por um lobo ou um coiote, mas Mulder e Scully pensam que ele foi morto por um serial killer, provavelmente um pedófilo assassino. Conforme as investigações avançam logo se percebe que há mais coisas envolvidas, inclusive velhas práticas de bruxaria. Muito bom episódio, que pode ser assistido solo pois tem arco narrativo que se fecha sozinho, sem necessidade de assistir aos demais episódios dessa temporada. / Arquivo X 11.08 - Familiar (Estados Unidos, 2018) Direção: Holly Dale / Roteiro: Benjamin Van Allen / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Alex Carter.

Arquivo X 11.09 - Nothing Lasts Forever
Esse episódio é muito bom. Também é provavelmente o mais nojento da temporada. Explico. Aqui Mulder e Scully começam a investigar um grupo que estaria traficando órgãos. Corpos são encontrados. Coração, pulmão, fígado... todos esses órgãos foram retirados dessas vítimas. Conforme as investigações avançam a dupla do FBI descobre que há uma seita por trás de tudo, liderada por uma ex-estrela infantil do passado chamada Barbara Beaumont. Ela e seus seguidores acreditam que o consumo de órgãos humanos preserva a juventude e a beleza. Na mesma linha da condessa sangrenta Elizabeth Bathory. E tudo acontece em um velho prédio de Nova Iorque, um lugar escuro e sombrio. O clima assim me lembrou de velhos filmes de terror do passado. Outro aspecto interessante desse episódio é que ele toca, mesmo que sutilmente, na fé católica da agente Dana Scully. Ficou muito bom o clima e esse detalhe esclarecedor do passado da agente. É um dos melhores episódios dessa temporaa, apesar de seu estilo estranho e até bizarro. / Arquivo X 11.09 - Nothing Lasts Forever  (Estados Unidos, 2018) Direção: James Wong / Roteiro: Chris Carter, Karen Nielsen / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Fiona Vroom, Carlena Britch.

Arquivo X 11.10 - My Struggle IV  
O que acontece no último episódio de Arquivo X? Bom, lá vai spoiler. Durante todo esse úitlmo episódio Mulder, Scully e Canceroso perseguem William. Ele é o suposto filho de Dana, um projeto que misturava DNA humano com DNA Alien. Agora todo mundo quer saber onde o jovem foi parar. E ele sai pelo interior dos Estados Unidos. Ao pegar carona com um motorista de caminhão volta a realizar aquela alucinação do monstro. Depois de tudo finalmente encontra Fox Mulder e esse lhe diz que sim, é o seu pai. Canceroso não concorda, dizendo que ele é que é o verdadeiro pai. Na última cena os 3 se encontram. William toma a forma de Fox e acaba levando um tiro na cabeça, dado por Canceroso. O verdadeiro agente Mulder chega logo depois e mata Canceroso. Dana enfim chega ao local, um cais de porto e ambos se abraçam. Mulder avisa a ela que William está morto. Só que no último segundo quem emerge das águas? Ele mesmo, William. Ele não morreu. Está vivo, mesmo tendo levado um tiro no meio de sua testa. The End. Como se pode perceber o roteiro deixa algo em aberto. Haverá uma décima segunda temporada de Arquivo X? Olha não podemos descartar. Por fim para finalizar tudo, deixo uma observação. A série antecipou uma grande pandemia mundial. Uma contaminação mundial por um vírus. Isso foi dois anos antes da grande pandemia do Coronavírus em 2020. Algo que realmente é de impressionar. Como acertaram essa previsão? Quem diria que Arquivo X iria acertar? Pois é, acertou mesmo o futuro, previu mesmo o pior! / Arquivo X 11.10 - My Struggle IV (Estados Unidos, 2018) Direção: Chris Carter / Roteiro: Chris Carter / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, Barbara Hershey.

Pablo Aluísio. 

4 comentários:

  1. Guia de Episódios
    Arquivo X - Temporada 11
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Essa série não durou demais? Não demorou muito à ser cancelada? Vivários episódios, mas até perdi o fio da meada. Me lembro de alguns episódios assustadores que envolviam um tal "canceroso".

    ResponderExcluir
  3. Essa série surge nos anos 90 e após algumas temporadas se muda o elenco principal. A dupla central tentou ir para o cinema. Os produtores tentaram seguir em frente com outros agentes, mas a audiência caiu. E depois de muitos anos os atores originais voltaram para mais duas temporadas. Por isso durou tanto.

    ResponderExcluir
  4. Review Adicionado:
    Arquivo X 11.10 - My Struggle IV
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir