sábado, 11 de julho de 2020

Batman vs. Duas-Caras

O setor de animação da Warner associado com a DC Comics tem produzido diversas animações do Batman nos últimos anos. Só que essa aqui é bem diferenciada. A intenção fica clara desde a primeira cena, desde o momento em que a trilha sonora começa a tocar. Essa animação nada mais é do que uma homenagem à série clássica dos anos 1960. Aquela mesma ultra-camp, kitsch e super colorida (para aproveitar a moda das televisores em cores que chegavam nas casas dos americanos naquela época). Os produtores até mesmo conseguiram trazer os atores Adam West (Batman), Burt Ward (Robin) e Julie Newmar (Mulher Gato) para dublarem os personagem que tinham interpretados na série original. E de quebra, para alegria da geração geek, ainda contrataram o próprio capitão Kirk, ou melhor dizendo, William Shatner, para dublar o vilão Duas-Caras. É um pacote completo para quem adorava séries nerds antigas.

Perceba que o desenho dos animadores seguiu também à risca a direção de arte da série dos anos 60. Os mesmos uniformes e as mesmas bugigangas que o Batman tirava de seu cinto com mil e uma utilidades. Só faltou o "Bat-Repelente de tubarões"! Com tudo isso na tela, o tom acaba sendo de galhofa e chanchada, mas era essa mesma a intenção dos realizadores. Dizem inclusive que isso também está ocorrendo no mundo dos quadrinhos, com uma linha de gibis inspirada no Batman gorducho e gaiato dos anos 60. Agora, uma coisa é certa. O espectador tem que entrar no cilma e entender que tudo nessa animação foi feito na base da referência de um passado do herói que nem todo mundo gosta ou aprecia. Quem curte o Batman sombrio, dark, sério, esqueça. Esse Batman aqui é nostalgia pura, infantil, algo feito para quem gostava do seriado antigo. Nada a ver com o Batman pós Cavaleiro das Trevas.

Batman vs. Duas-Caras (Batman vs. Two-Face, Estados Unidos, 2017) Direção: Rick Morales / Roteiro: Michael Jelenic, James Tucker / Elenco: Adam West, Burt Ward, William Shatner, Julie Newmar / Sinopse: Nessa homenagem ao antigo seriado de TV da década de 1960, Batman e Robin enfrentam um novo desafio. O promotor público  Harvey Dent (Shatner) é exposto a um produto químico que divide sua personalidade em duas. Uma boa e outra má. Surgindo daí o vilão Duas-Caras.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Acho que já vi esse desenho, apesar que confesso que há anos, desde os antigos superamigos, spaceghost, etc., não tenho muita vontade de assitir isso. Os quadrinhos bons do Batman ainda vai, mas desenho não desce.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. Bom, essa animação é divertida e curiosa, por causa de sua temática retrô.

    ResponderExcluir