segunda-feira, 6 de julho de 2020

Sexo, Mentiras e Videotape

Título no Brasil: Sexo, Mentiras e Videotape
Título Original: Sex, Lies, and Videotape
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: RCA/Columbia Pictures
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Steven Soderbergh
Elenco: James Spader, Andie MacDowell, Peter Gallagher, Laura San Giacomo, Ron Vawter, Steven Brill

Sinopse:
O marido de uma mulher sexualmente reprimida acaba tendo um caso com a irmã dela. E a situação fica ainda mais complicada com a chegada de um visitante com um fetiche sexual bastante incomum. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro original (Steven Soderbergh).

Comentários:
Para muitos cinéfilos o diretor Steven Soderbergh é um pretensioso incorrigível. Um diretor arrogante e boçal que já estragou muitos bons roteiros por causa desse ego monumental. Nesse filme pelo menos as críticas são incabíveis, até porque o roteiro foi de autoria do próprio Soderbergh. Ele assim tinha todo o direito de inovar e ousar como bem entendesse. Curiosamente esse "estudo" da sexualidade doentia de certas pessoas acabou se tornando o primeiro filme do cineasta que ganhou reconhecimento no circuito mais intelectualizado de cinemas de arte na América do Norte. Primeiro ele ganhou o apoio da imprensa estrangeira, através do Globo de Ouro onde o filme foi indicado em categorias importantes como melhor roteiro e depois dentro do circuito de críticos americanos do eixo Nova Iorque - Los Angeles. No meu ponto de vista é um filme complicado, de difícil entrosamento. O roteiro que foi tão elogiado, me pareceu desde o primeiro momento bem confuso e sem foco. De qualquer maneira é aquele tipo de filme mais indicado a um nicho mais específico de público. Não é uma película para todos, mas para aqueles ao qual é dirigido, o consumo será feito com bel-prazer.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Sexo, Mentiras e Videotape
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Aí eu te pergunto Pablo: como na época desse filme iríamos imaginar que o James Spader, com esse cabelo armado de secador e fixador de cabelo, seria o calvo Red Redington, o terrível criminoso de The Blacklist?
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Jamais poderíamos imaginar algo assim... hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. PS: Esse filme pode ser considerado também o primeiro filme "adulto" do Spader, já que antes disso ele só aparecia em comédias e romances juvenis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi vários, e o primeiro vilão declarado foi naquele filme de lobisomem com o Jack Nicholson.

      Excluir
  5. Lobo é de 1994. Esse filme aqui é de 1989.

    ResponderExcluir