domingo, 20 de maio de 2018

O Pistoleiro

Título no Brasil: O Pistoleiro
Título Original: The Stranger Wore a Gun
Ano de Produção: 1953
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: André De Toth
Roteiro: Kenneth Gamet, John W. Cunningham
Elenco: Randolph Scott, Lee Marvin, Ernst Borgnine, Claire Trevor
  
Sinopse:
"O Pistoleiro" conta a história de Jeff Travis (Randolph Scott), um renegado da Guerra Civil que para escapar da forca do exército ianque foge para uma pequena cidade do oeste com um nome falso. Lá se envolve com um grupo de assaltantes de diligências. Ao mesmo tempo em que planeja o roubo de cargas de ouro se enamora pela filha do dono da empresa de transportes, a bela Josie (Claire Trevor). Seu maior segredo porém está prestes a ser revelado por um passado que não lhe deixa em paz.

Comentários:
Mais uma produção bancada pelo próprio Randolph Scott. Curioso é que em pleno auge do chamado Star System (onde os atores eram quase escravos dos estúdios) Scott tenha trilhado um caminho próprio, produzindo seus próprios filmes e depois os negociando com os estúdios para distribuição (o que também aconteceu aqui com "O Pistoleiro" que acabou sendo lançado pela Columbia Pictures). E como empresário do ramo cinematográfico o ator também teve um visão e tanto. Muitos anos antes da popularização da técnica 3D ele viu potencial nessa nova tecnologia e resolveu investir nela. De fato "The Stranger Wore a Gun" foi um dos primeiros filmes em terceira dimensão lançados no grande circuito comercial. Claro que na época tudo ainda era muito rudimentar, porém Scott foi um verdadeiro visionário sobre essa questão. Assistindo ao faroeste hoje em dia você perceberá que há várias cenas feitas justamente para realçar a nova técnica nas salas de cinema. Numa delas Scott lança sua arma em direção à câmera - tudo para impressionar o público. No trailer o ator aparecia sério e complementado tentando explicar o que era o 3D para a plateia.

Além dessa inovação o roteiro também trazia novidades. O personagem de Scott é curioso. Nem é um mocinho de filmes típico de westerns e nem é um vilão assumido, pois tem consciência e sente quando injustiças são cometidas. O interessante é que o ponto de partida dessa produção é a mesma de um filme de Audie Murphy chamado "Kansas Raiders" que assisti recentemente. Tanto o personagem de Scott como o de Murphy fazem parte do bando de Quintrail, um personagem histórico real que assaltava bancos e cidades inteiras durante a Guerra Civil Americana. E assim como o filme de Audie Murphy esse aqui também tem um bom elenco de apoio de respeito com os veteranos atores Ernest Borgnine e Lee Marvin. Em suma, outro bom faroeste de Scott que diverte acima de tudo, além de ter tido sua importância histórica por trazer o 3D para as salas de cinema pela primeira vez na história.

Pablo Aluísio.

Um comentário: