domingo, 20 de maio de 2018

Duelo na Cidade Fantasma

Jake Wade (Robert Taylor) tem uma vida feliz. É xerife de uma pequena cidade no velho oeste e está para se casar com a bela Peggy (Patrícia Owens). Seu presente é realmente muito promissor e estável, o único problema realmente é seu passado. Embora esteja como homem da lei, Jake foi um bandoleiro, assaltante de bancos e trens quando era bem mais jovem e agora seu antigo bando está de volta. Liderados pelo insano Clint Hollister (Richard Widmark) ele querem um acerto de contas com Jake pois esse enterrou há muitos anos 20 mil dólares, fruto de um assalto que realizaram juntos. Após o sequestrarem ao lado de sua noiva vão para uma cidade fantasma no meio do deserto onde Jake afirma estar enterrado o dinheiro. Mas será mesmo? “Duelo na Cidade Fantasma” é um bom  western da Metro. Com excelente produção e dirigido pelo mestre  John Sturges, esse é aquele tipo de faroeste que o espectador não consegue desgrudar os olhos da tela. Isso porque a tensão crescente permeia toda a trama. Estando ambos sequestrados e com mãos amarradas o xerife Jake (Taylor) tenta de todas as formas encontrar uma saída pois todos sabem que a intenção de Clint (Widmark) é realmente colocar as mãos no dinheiro para depois liquidar o xerife e sua noiva.

O elenco é liderado pelo galã Robert Taylor. Aqui ele aproveita para usar um figurino todo negro, com um lenço vermelho no pescoço. Boa pinta e com ótima dicção, Taylor não diz muito a que veio. Obviamente como passa praticamente todo o filme amarrado realmente não haveria como disponibilizar uma atuação melhor. Em vista disso quem realmente domina a cena é Richard Widmark que tem as melhores cenas e os mais bem escritos diálogos. Ele está excelente na pele do facínora Clint, um sujeito sem valores morais que só deseja uma coisa: se apoderar do dinheiro do assalto há muito tempo enterrado. Pessoalmente não gosto de muitos títulos nacionais que foram dados a faroestes americanos no Brasil mas esse aqui até que se revela adequado. A tal cidade fantasma, um lugarejo perdido em Alabama Hills realmente acaba se tornando um dos personagens do filme. Cercados por comanches por todos os lados o desolado lugar traz forte impacto para a situação em que vivem Clint e Jake. O diretor John Sturges constrói nesse lugar um excelente conflito psicológico entre os dois elos de conflito, resultando tudo em um ótimo faroeste de tensão. Para finalizar um adendo aos fãs de Jornada nas Estrelas: O carismático ator DeForest Kelley faz parte do elenco como um dos bandidos do bando de Clint. Em conclusão fica a dica para os fãs de western: “Duelo na Cidade Fantasma”, um filme acima da média, com muito conflito psicológico e tensão. Não deixe de assistir.

Duelo na Cidade Fantasma (The Law and Jake Wade, Estados Unidos, 1958) Direção: John Sturges / Roteiro: William Bowers baseado no romance de Marvin H. Albert / Elenco: Robert Taylor, Richard Widmark, Patricia Owens, DeForest Kelley, Robert Middleton, Henry Silva / Sinopse: Jake Wade (Robert Taylor) é um xerife com passado nebuloso que se vê de repente na frente de seu antigo bando. Eles querem o dinheiro de um assalto realizado no passado. Clint (Richard Widmark) resolve seqüestrar o xerife e sua noiva para que eles o levem ao local onde os 20 mil dólares estariam enterrados. O clima de tensão está armado.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir