terça-feira, 15 de maio de 2018

Drácula (1979) - Curiosidades

Drácula (1979) - Curiosidades
1. Frank Langella decidiu que não iria usar presas para o personagem. Dessa forma seguiu a tradição de Bela Lugosi que também nunca chegou a usar esse tipo de artifício para interpretar o papel. Para Frank Langella essa decisão foi uma espécie de homenagem para o legado de Lugosi.

2. O personagem do Professor Abraham Van Helsing foi oferecido primeiramente a Donald Pleasence. mas depois a escolha do elenco foi mudada pelo estúdio, com o caçador de vampiros sendo oferecido a Laurence Olivier. Donald acabou interpretando o Dr. Jack Seward.

3. Frank Langella exigiu duas condições em seu contrato para interpretar Drácula. A primeira é que ele não daria entrevistas e nem faria aparições públicas para promover o filme, pois sempre odiara a parte publicitária do lançamento de filmes em Hollywood. A segunda é que Drácula jamais apareceria com sangue escorrendo ou pingando de sua boca. Esse tipo de cena foi considerada apelativa demais pelo ator e deveria ser retirada do roteiro. O estúdio acabou aceitando suas condições.

4. O diretor John Badham queria rodar o filme em preto e branco, mas sua proposta foi rejeitada pelo estúdio por ser pouco comercial. Ele então decidiu que o filme teria uma paleta de cores básica, com tons escuros em cinza e preto. Também procurou estudar antigas fotografias de encenações de Drácula em teatros de Londres. Ele quis recriar aquela cenografia e presença de palco dos atores no filme.

5. Frank Langella voltaria a interpretar Drácula, mas não no cinema e sim no teatro. A peça na Broadway foi um grande sucesso de público e crítica. Sobre o personagem o ator explicou: "Eu sempre o interpretei não como um monstro sedento de sangue, mas como um nobre, um homem elegante com um problema pessoal muito único e distinto. Ele é um imortal, mas precisa pagar um enorme preço por isso, com sangue das pessoas inocentes. Ele precisa do sangue humano para viver. Fora isso é uma criatura muito fina e sofisticada".

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário