domingo, 9 de março de 2008

Ludwig van Beethoven - Verdades e Mentiras

Com que idade  Beethoven começou a ficar surdo?
Os biógrafos não conseguiram chegar a uma idade certa pois o compositor escondia seus problemas de saúde. O que se pode dizer com certeza é que ele começou a apresentar os primeiros sintomas de surdez antes dos 30 anos de idade, uma vez que existe uma carta escrita por ele a um amigo em que relata seu problema. Ele tinha 27 anos quando escreveu essa carta.

Beethoven continuou a compor depois de surdo?
Uma das maiores provas de sua genialidade vem do fato de que o maestro continuou a criar suas sinfonias mesmo após ficar surdo. Ele tinha tal domínio em escrever partituras que o som havia se tornado um mero detalhe, dispensável. Quando começou a ficar surdo o mestre ainda tentou colocar os ouvidos na tampa de madeira do piano para sentir as vibrações, mas depois dispensou essa ajuda. O fato impressionante é que ele nunca chegou a ouvir algumas de suas maiores criações musicais!

Beethoven foi um musico pobre?
Como todo gênio musical de seu tempo, Beethoven também passou por dificuldades financeiras. Em várias de suas cartas que sobreviveram ao tempo ele confessa seus problemas com dinheiro, chegando ao ponto de pedir alguma ajuda a amigos para pagar seu aluguel. Além disso ele cuidava de dois irmãos que viviam desempregados. Vindos de uma família pobre e desestruturada, não havia nenhum tipo de suporte financeiro para ele que tinha que literalmente ganhar a vida dando aulas de piano em seu pequeno quartinho em Viena. Foi uma vida dura nesse aspecto. E assim como Mozart ele também morreu pobre, sendo enterrado em um túmulo simples.

Beethoven admirava Napoleão Bonaparte?
Um aspecto curioso sobre Beethoven é que ele tinha uma admiração pelo imperador francês, mas tinha que esconder isso de todos. Acontece que seus principais financiadores eram membros da realeza europeia, do antigo regime, absolutistas em sua maioria. Napoleão era considerado a escória por esses reis, princesas e rainhas. Para ele era melhor ficar de boca fechada sobre suas inclinações políticas.

Como era a personalidade de Beethoven? 
Ele era uma pessoa conhecida por seu mau humor. Seu local de trabalho era sempre desorganizado, com partituras musicais por todos os lados. Também vivia resmungando e criticando as pessoas ao redor. Suas explosões de raiva e fúria também eram bem conhecidas de amigos, familiares, etc. Curiosamente não era um homem vaidoso como muitos outros compositores de sua época. Geralmente se vestia mal e nunca penteava seus cabelos que estavam sempre longos demais para as cortes cheias de nobres de sangue azul que frequentava. Era por isso muitas vezes considerado um gênio excêntrico.

Como Ludwig van Beethoven via Mozart? 
Ele chegou a conhecer Mozart pessoalmente, quando ainda era jovem. Com os anos passou a ser comparado com Mozart, comparação essa que o irritava profundamente. Mozart era um gênio absoluto em sua opinião e muitas vezes se via dizendo que apenas Mozart poderia tocar determinada  peça musical ao piano. Como de certa forma se sentia inferiorizado a Mozart demorou muito mais do que o esperado para compor sua primeira sinfonia, pois tinha receios de ser comparado ao grande músico austríaco. No final de sua vida chegou a dizer: "Nenhum músico será tão grandioso como Mozart"

Pablo Aluísio.

10 comentários:

  1. Ludwig van Beethoven
    Verdades e Mentiras
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. "Nenhum músico será tão grandioso como Mozart" Beethoven estava certo.

    ResponderExcluir
  3. Eram dois gênios da música. A diferença é que a genialidade do Mozart era realmente inalcançável.

    ResponderExcluir
  4. Ao contrario do que muita gente pensa, musica erudita não é música clássica. Musica clássica é a música erudita composta no período clássico, que se situa, em um relativamente pequeno pedaço de tempo, na segunda metade do milênio passado, cujos músicos/gênios mais famosos são: Haydn (1732-1809), Mozart (1756-1791) e Beethoven (1770-1827).

    O que me espanta é você falar da penúria financeira desses artista uma vez que estes compunham patrocinados por Reis, que cooptavam os grandes gênios, da música, por exemplo, e pagavam para que estes produzissem suas maravilhas. Uma especie de lei Rouanet, mas investida em gênios da arte e não em meras celebridades, sem talento e sem caráter, como acontece no Brasil. Portanto era esse amparo de recursos econômicos que davam liberdade para que os gênios pudessem se concentrar na sua arte.

    Fica a pergunta: porque Mozart e Beethoven eram pobres se tinham tanto suporte financeiro da coroa?

    ResponderExcluir
  5. Eles eram contratados por esses "Mecenas" da nobreza, mas não penso que fossem somas vultuosas. Nem Mozart e nem Beethoven tinham vidas fáceis, o que demonstra que apesar de serem financiados por esses nobres, não ganhavam a ponto de viverem realmente bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Deve ser isso. E pensar que hoje o funk carioca faz milionários como Anitta e assemelhados.

      Excluir
  6. Uma curiosidade histórica interessante: na época obviamente não existiam discos. Então a forma que compositores como Beethoven tinham de ganhar algum dinheiro era com a publicação de pequenos livretos com as suas partituras musicais para venda ao público. Era pouca renda também, mas era um dinheirinho a mais. Na época, na Europa, toda casa de nobreza tinha um piano e as jovens e os jovens tocavam piano. Era uma sociedade muito cultural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está claro que ainda não havia o show business, portanto, ganhar dinheiro vendendo arte não era fácil. rsrsrs..

      Excluir
  7. E as coisas não terminavam por aí. Os editores que faziam os livretos nem sempre pagavam ele em dia, então era aquele problema, precisando pagar o aluguel, sem receber o que lhe deviam... Não era fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E gente que pensa que não ter anestesia era o único problema dessa época.

      Excluir