O Rei Salomão existiu? Segundo o Velho Testamento o Rei Salomão teria vivido há mais ou menos 3 mil anos! E ele teria sido o homem mais sábio e mais rico de todo o mundo. Sua fortuna, se formos levar o que diz os antigos textos, seria algo em torno de 30 bilhões de dólares em valores atualizados. Só que passados milênios ainda não se encontrou nada, nenhuma prova história de sua existência. Tampouco se sabe nada sobre suas famosas Minas de riquezas, as tais Minas do Rei Salomão.
Para historiadores modernos a questão é simples: O Rei Salomão jamais existiu! Ele apenas seria um personagem de ficção, de literatura. Só existiria mesmo nas páginas do Velho Testamento. Tal como o Rei Arthur da Inglaterra, ele apenas seria um personagem simbólico que representava o que se entendia ser um monarca ideal, de perfeição.
Só que a história nos provou que não existiram Reis Perfeitos. O Rei Salomão era apenas um personagem de uma grande mitologia que tentava criar uma espécie de mito fundante dos povos que viveram na Judéia e Israel antigos. Uma maneira de fortalecer o espítiso de nacionalidade de uma nação que estava tentando se reerguer dos escombros depois de ser destruída por povos antigos como os que viviam na Babilônia e também na Pérsia.
Historicamente nunca se achou nada da existência do Rei Salomão. Faraós do Egito, bem mais antigos do que ele, tiveram suas existências comprovadas. Já esses dois reis mitológicos da antiguidade dos povos hebraicos como Davi e Salomão, nada! Nada foi encontrado. E realmente soa mesmo como pura ficção o tamanho da riqueza de um Rei Judeu naqueles tempos distantes, uma vez que aquela era uma região de desertos, onde não havia metais preciosos, como o Ouro. Então, concluindo o texto: Salomão é apenas um personagem de ficção, sendo que nunca existiu de verdade. Apenas mais um personagem, como tantos outros, da grande ficção épica que é o texto do Velho Testamento.
Pablo Aluísio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário