Nas mitologias antigas sempre existiram muitos heróis, mitos e deuses. Na cultura das antigas Judá e Israel era a mesma coisa. A religião dos hebreus foi criada com muitos deuses. E quem pensa que o principal deus dos antigos judeus era o Yaweh (o deus Jeová da Bíblia) está muito enganado. O maior dos deuses do panteão cananeu era o deus El. Inclusive o nome Israel provém desse antigo deus pois Israel significava algo como "lutando ao lado de El".
El era representado por uma imagem que o retratava como um homem muito esbelto, com uma arma nas mãos. Na maioria das vezes ele era mostrado atirando uma flecha contra seus inimigos. Muitas dessas representações, imagens, sobreviveram ao tempo e foram encontradas em sítios de arqueologia por toda a Israel moderna. E El também é citado nas páginas do velho testamento. Ele e os demais deuses de Israel. Basta ir atrás de traduções honestas da Bíblia.
Ninguém era maior que El para os antigos hebreus. E ele tinha uma esposa chamada Asherah que era muito popular entre o povo da época. Era considerada a Rainha do Céu, a esposa querida de El. E esse casal divino tinha filhos, que também eram deuses, sendo os mais conhecidos Baal e Pah.
Yaweh era um deus estrangeiro quando começou a ser cultuado pelos antigos hebreus. A ciência da arqueologia o situa como surgido em terras que hoje pertencem aos povos árabes. Pois é, por uma grande ironia da história o deus que iria dominar e passar a ser cultuado de forma exclusiva pelos judeus - e depois pelos cristãos - foi fruto da criação da cultura árabe! Durma com um barulho desses!
Pablo Aluísio.
História e Religião
ResponderExcluirPablo Aluísio.