domingo, 9 de março de 2008

Augusto

Quando Jesus Cristo nasceu o imperador que reinava em Roma era Augusto, o divino! Claro que na realidade ele não era divino coisa nenhuma, porém Augusto foi considerado um administrador tão capaz do Império que acabou sendo aclamado como uma divindade, com direito a um lugar no panteão romano dos deuses, algo que era aceito naturalmente dentro da religião politeísta do povo romano. O próprio título que lhe foi atribuído, Augusto, significava justamente isso, o de um ser humano que ao morrer se tornou um Deus glorioso!

O mais interessante é que Augusto foi de certa maneira um imperador improvável. Ele era um patrício de família nobre, mas nada em sua infância e juventude poderia antecipar que um dia ele se tornaria um imperador romano com tanto poder! Na realidade quando nasceu Caio Otávio (seu nome real) nem sequer existiam imperadores em Roma, já que seu nascimento se deu na fase da República romana. Sua única ligação com o poder era o fato de ser o sobrinho do grande general, orador e político Júlio César. Amado pelos seus soldados e pela plebe (a grande massa empobrecida do império), Júlio César acabou centralizando praticamente todo o poder de uma Roma em seu auge. Quando se deu conta ele praticamente havia se tornado um verdadeiro rei - algo que dava arrepios no senado romano. Assim para conter sua sede de poder ele acabou sendo morto brutalmente por senadores que o esfaquearam em pleno senado nos idos de março.

A morte de Júlio César mudou a vida de Otávio para sempre. Poucos sabiam, mas ele acabou sendo nomeado o herdeiro de César em seu testamento, o que significava que ele herdaria todos os seus bens e também seu legado político. Depois de um período realmente conturbado - onde um triunvirato subiu ao poder, sendo Otávio um de seus vértices - ele finalmente se acomodou no trono em Roma, se tornando não um rei, mas sim um imperador, um novo título que iria dominar a política romana nos séculos seguintes.

Sob um ponto de vista histórico Augusto foi um bom imperador. Ele reorganizou o Estado romano, criou instrumentos para equilibrar as finanças, organizar o exército e preservar as vastas fronteiras de um Império que dominava praticamente todo o mundo ocidental conhecido. Ao cessar as invasões a povos vizinhos de Roma ele conseguiu implantar um momento histórico de paz e prosperidade em Roma. A "pax romana" significava justamente isso: havia pela primeira vez em séculos um período de paz absoluta dentro das fronteiras romanas. Uma de suas maiores satisfações foi justamente fechar as portas do templo de Marte (o Deus da guerra) em Roma, um gesto que significava que todo o império se encontrava em paz, sem guerras e nem matanças de povos inimigos.

Augusto viveu muito para um homem da antiguidade, mais de 75 anos de idade. Ele era magro, tinha hábitos moderados, comia pouco, trabalhava muito e procurava administrar toda a máquina estatal romana com honestidade, responsabilidade e justiça, premiando os melhores homens do império por suas qualidades pessoais e competência. Embora Jesus tenha sido provavelmente o maior homem que já andou na face da Terra, o imperador Augusto morreu sem saber de sua existência. Afinal de contas Jesus nasceu numa distante província romana. Além disso quando Augusto morreu o jovem Jesus era apenas um garoto de 14 anos, ainda entrando na sua puberdade.

Aliás para muitos historiadores o único grande fracasso da vida do imperador Augusto foi justamente no campo religioso. Como imperador ele foi alçado ao cargo máximo da religião romana. E ele levou muito à sério essa função, promovendo uma série de leis de moralidade a serem seguidas pelo povo de Roma. Infelizmente suas leis foram desrespeitadas por sua própria filha, Júlia, que promoveu uma orgia em um templo sagrado na cidade eterna. Horrorizado e escandalizado por sua atitude ele a baniu para sempre para uma ilha distante e isolada. Augusto não admitia ser desmoralizado como chefe da religião pagã de Roma. Depois de sua morte todos os seus esforços foram reconhecidos pelo povo de Roma, a ponto de um mês do ano ser renomeado em sua homenagem: o mês de agosto, o mês de Augusto, o Divino.

Curiosidades sobre Augusto
Embora tenha sido considerado um bom imperador, Augusto precisou banhar suas mãos em sangue, muito sangue, como era comum na Roma Antiga. Quando sufocou uma rebelião na Sicília, se viu diante de um exército de escravos. Os que tinham donos foram entregues de volta. Para aqueles que não se sabia a quem pertenciam, ele mandou matar todos. Foram crucificados de uma só vez mais de 6 mil homens de acordo com alguns dados históricos.

Augusto também mandou matar muitos senadores e figuras importantes da história da república romana, entre eles o grande orador e político Cícero. Para que a república morresse e o império surgisse no horizonte em Roma, muitas pessoas importantes da cidade foram assassinadas. Isso de certa maneira mancha a biografia desse imperador, muitas vezes retratado como um homem sensato. Na hora que foi necessário mandar para a morte seus inimigos, Augustus não pensou duas vezes.

Augusto também era considerado um homem de estatura baixa e de composição física frágil. Um dos problemas em sua biografia era a falta de conquistas militares para estampar no fórum de Roma. Ele nunca chegou nem perto de ter um histórico militar de batalhas como seu tio-avô Júlio César. Com isso foi necessário que algumas vitórias de seu general Agripa fossem creditadas como vitórias de Otávio Augusto. Ele poderia ser considerado um líder inteligente e astuto, mas nunca foi um soldado romano de legião.

Historiadores concordam que Augusto só teve dois amigos verdadeiros em vida, o general Agripa, seu amigo desde a infância e o rico mercador Mecenas. Ambos faziam parte da vida privada de Augusto, eram amigos próximos realmente, pessoas com quem ele falava abertamente e sobre todos os assuntos do império. Augusto não gostava e nem confiava em seu enteado Tibério, que iria se tornar o imperador romano com sua morte. Augusto considerava Tibério muito limitado intelectualmente, algo que iria se revelar verdadeiro nos anos seguintes à morte de primeiro imperador.

Pablo Aluísio.

10 comentários:

  1. O Augustus (Otaviano) era filho de banqueiro, era rico, fez muito por Roma, consolidou o segundo triunvirato, vingou a morte de Júlio Cesar e se tornou, graças a sua grande capacidade política, o primeiro imperador de um império que duraria trezentos anos. Ele foi chamado de "O Pai do Povo". Seria um ótimo exemplo para políticos brasileiros, pois chegou ao poder rico e morreu pobre, pois usou toda a sua fortuna para reformar a cidade de Roma. Ante de morrer disse o seguinte: "recebi uma cidade de pedras e entreguei uma cidade de mármore". Isso é ser um bom político na mais pura definição do termo.

    ResponderExcluir
  2. Ele foi considerado o melhor dos imperadores romanos. Pena que sua dinastia se tornou corrupto ocm o passar do tempo, começando por seu próprio sucessor, Tibério, filho da sua esposa de outro relacionamento. Um sujeito bem desprezível.

    ResponderExcluir
  3. "... sua dinastia se tornou corrupta"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tibério, era um general do Augustus e que estava exilado numa ilha semi-aposentado e teve que assumir o governo que ele, o Augustus, havia preparado para seus filhos, mas estes morreram todos por diversas fatalidades, deixando-o sem opção. O Tibério era o Cesar do tempo de Cristo a quem este se refere dizendo "à Cesar que é de César à Deus que é de Deus".

      Sobre a "Pax Roamana" vela lembrar que era a paz dos vencedores e era mantida por esses vencedores por intimidação, a base de armas, ou seja, manda quem pode, obedece quem tem juízo.

      Excluir
    2. "a César o que é de Cesar, a Deus o que é de Deus!

      ..."Pax Romana" vale...

      Excluir
  4. É uma pax imposta pelo maior exército do mundo na época. Aliás o exército romano foi o primeiro nos moldes profissionais, tal como conhecemos hoje em dia. As forças eram regulares e os soldados pagos pelos serviços, ao contrário de outros povos da Idade Antiga. Acabou dominando quase toda a Europa, norte da África e Oriente Médio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de falar que o Tibério tampouco sabia, ou se importava, com Jesus Cristo. Sabia que um profeta estava criando alguma agitação em uma província distante, mas nada significativo. O Augusto, no final da vida, também ouviu murmúrios sobre Jesus. E pensar que esse profeta insignificante dominaria Roma até hoje, e sempre.

      Excluir
  5. Tibério também ficou conhecido por ser um pedófilo que enchia a piscina de garotos jovens em sua mansão de verão, longe de Roma. Quando algum deles o aborrecia ele mandava seus soldados jogarem o rapaz do alto de um penhasco... Um depravado e assassino. No cinema teve a honra de ser interpretado pelo grande Peter O'Toole.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Augustus, quanto muito jovem, 12/13 anos, também foi abusado sexualmente pelo Julio Cesar, seu tio avô, e depois da morte deste, em um acampamento violentado pelo Marco Antonio. Tempos difíceis.

      Excluir