sábado, 8 de março de 2008

Dom Pedro I: A Guerra em Portugal

Após a independência do Brasil Dom Pedro I foi perdendo cada vez mais popularidade entre o povo brasileiro. Ele dissolveu a constituinte e outorgou sua própria constituição em 1824. Embora tivesse diversos artigos de índole liberal a nova carta magna da nação que nascia também concentrava grande poder nas mãos do imperador através do chamado poder moderador, acima de todos os demais poderes executivo, legislativo e judiciário.

A morte de um jornalista no Rio, um ferrenho crítico do governo de D. Pedro I piorou muito a situação. Assim ele decidiu abdicar ao trono em nome de seu filho D. Pedro II e partiu para Portugal onde uma grave crise na monarquia se instalava. Seu irmão D. Miguel, de índole absolutista havia assumido o trono português. Perseguidor e adepto do absolutismo monárquico mais atrasado, ele havia levado a nação portuguesa ao caos.

D. Pedro I tinha uma visão mais liberal do mundo. Ele inclusive era admirador do imperador Napoleão Bonaparte que naquele período histórico representava justamente a vitória dos ideais de libertação da Revolução Francesa. Pedro não tinha os meios e nem as forças necessárias para vencer o irmão numa guerra civil, mas mesmo assim foi adiante. Ele vendeu grande parte de sua fortuna pessoal e criou um exército para invadir Portugal com a finalidade de tirar seu irmão do trono. Como tinha propostas mais liberais que D. Miguel acabou ganhando apoio de grande parte da população portuguesa.

A primeira cidade conquistada por D. Pedro I foi o Porto. A população local o recebeu de braços abertos. Tão emocionado ele ficou com esse apoio nesse momento tão difícil de sua vida que mandou que após sua morte seu coração fosse levado para a catedral da cidade. D. Miguel tentou vencer D. Pedro ainda no Porto, mas não foi feliz. Depois disso sofreu uma série de derrotas que o levou a fugir de Portugal. Dom Pedro então assumiu por um breve período o torno português como Dom Pedro IV, para logo em seguida abdicar em nome de sua filha, Maria I, que seria a futura rainha de Portugal. A vitória porém lhe custou muito. Dom Pedro contraiu tuberculose no campo de batalha e morreu precocemente no mesmo quarto que havia nascido, décadas antes. Era o fim de uma vida realmente extraordinária.

Pablo Aluísio.

Um comentário: