segunda-feira, 31 de março de 2008

A Bíblia é uma Mitologia? A Morte de Jesus

A Bíblia é uma Mitologia? A Morte de Jesus
Todo cristão conhece muito bem os detalhes da morte de Jesus de Nazaré. Esses eventos são conhecidos dentro do Cristianismo como A Paixão de Cristo. E que depois de todo o seu sofrimento, ele teria ressuscitado glorioso do mundo dos mortos. Como o Messias, Deus encarnado, ele teria vencido até mesmo a morte! Era a prova maravilhosa de que ele seria mesmo o Filho de Deus, o Messias ungido, enviado ao mundo para salvar toda a humanidade. 

Tudo o que você leu no parágrafo anterior é pura teologia. A Teologia procura interpretar uma história, uma narrativa, de acordo com as crenças de uma determinada religião. Para os cristãos tudo o que está escrito no paragrafo anterior é a mais pura verdade. Nada seria mais verdadeiro do que aquilo que está afirmado nos textos do Novo Testamento. 

Só que para a Ciência da Religião e a História, as coisas não funcionam dessa maneira tão simples. O que aconteceu na morte de Jesus, partindo do pressuposto de que ele tenha realmente existido, é bem mais forte e cruel, embora muito mais próxima da realidade histórica. 

Jesus teria sido morto pelo Império Romano por ter criado uma confusão no templo de Jerusalém. Ele estava tentando começar uma rebelião popular contra o poder romano, estrangeiro, em sua nação. Só que tudo deu errado. O povo judeu não se levantou para lutar ao seu lado. Ele foi preso, torturado, crucificado e morreu na cruz. Simples assim. Não houve ressurreição, nem visitas de anjos, nada. Apenas a cruel realidade de uma morte na cruz, um dos mais infames instrumentos de tortura do Império Romano na Antiguidade. 

Pablo Aluísio. 

Um comentário: