segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Ruas de Fogo

Título no Brasil: Ruas de Fogo
Título Original: Street of Fire
Ano de Produção: 1984
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Walter Hill
Roteiro: Walter Hill, Larry Gross
Elenco: Michael Paré, Diane Lane, Rick Moranis, Amy Madigan, Willem Dafoe.

Sinopse:
As ruas das grandes cidades estão dominadas por gangues de motoqueiros, ladrões e criminosos em geral. Sem condições de impor a lei o Estado simplesmente se retirou das ruas, deixando tudo nas mãos dos mais fortes. Quando retorna de uma viagem o jovem Tom Cody (Michael Paré) descobre que sua namorada, uma cantora de rock underground, se tornou refém de uma das gangues. Sem pensar duas vezes, armado apenas de uma velha espingarda ele resolve ganhar as ruas em busca da amada. Agora, as ruas realmente serão de fogo!

Comentários:
Mais anos 80 do que isso impossível! Esse filme fez sucesso no Brasil no comecinho das locadoras em nosso país. Foi um campeão de vendas nos tempos do VHS! Depois disso virou uma espécie de pequeno cult mas sinceramente o filme não tem muita coisa a não ser um festival de roupas esquisitas, cabelos estranhos e outras bizarrices dos anos 80. O curioso é que isso hoje em dia se tornou justamente o grande charme da produção, uma vez que o clima de nostalgia vai bater forte para quem viveu naquela época. Outro ponto a se elogiar é a trilha sonora, com músicas que fizeram muito sucesso nas paradas FM. O filme é bem rico nessa questão. Os saudosistas vão aplaudir quando os primeiros hits começarem a tocar durante a história. O ator Michael Paré foi lançado para se tornar um astro mas não deu muito certo. O público não comprou a ideia de transformar ele num novo galã ao estilo Tom Cruise. Como a carreira não foi em frente ele se tornou um workaholic de filmes B e Z. A filmografia de Paré tem mais de 80 filmes onde ele atua desde coadjuvante de luxo até estrela de bombas constrangedoras. No Brasil ele ainda conseguiu emplacar um outro sucesso nos cinemas, uma fita de ação chamada "Execução Sumária" mas pouca gente se lembrará disso. Já o diretor Walter Hill encontraria o sucesso ao lado do brutamontes austríaco Arnold Schwarzenegger no violento "Inferno Vermelho", outro filme que é a cara dos 80´s. Enfim se quiser matar as saudades daquela década esse "Ruas de Fogo" certamente será o programa ideal. 

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Publicado originalmente no blog Cine Action
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Sobre esse Ruas de Fogo somente duas palavras; Diane Lane.

    Off topici: Pablo, nunca fizeram uma biografia decente do Elvis Presley com um ator que prestasse (como o ator que faz o Elton John em Rocketman), mas estão investindo 150 milhões de dolares pra fazer a biografia do Cel.Tom Parker e o ator que o representará será ninguém menos que o Tom Hanks. Dá pra acreditar nisso?

    ResponderExcluir
  3. Sabe, eu vejo com naturalidade. Há muitos filmes e peças que apenas ficam indiretamente ao lado de um personagem histórico famoso, muitas vezes para contar uma outra história, próxima, mas não necessariamente dessa figura importante da história.

    ResponderExcluir
  4. Eu já acho que o "vilão" levou a melhor, ou seja, o crime compensa até depois de morto.

    ResponderExcluir
  5. Walter Hill marcou seu nome no cinema de Ação americano e esse é um dos bons trabalhos do diretor, com um visual meio "Blade Runner" combinando futurismo e anos 50,além da marcante trilha. Paré é realmente o pior do elenco, todo mundo é melhor que ele no filme, srsrr. Defoe já era assustador ,Diane uma bonequinha, Moranis num raro papel sério e a "senhora Ed Harris", Amy Madigan, roubando a cena como a amiga lésbica.

    ResponderExcluir
  6. E só uma correção : Walter Hill não dirigiu "Jogo Bruto" e sim John Irvin. Hill fez "Inferno Vermelho" com Arnold. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Tem razão Jobson, confundi as bolas. Obrigado.

    ResponderExcluir