sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Mulheres Perfeitas

Imagine uma cidade onde todas as mulheres parecem perfeitas. Donas de casa impecáveis, resolvidas emocionalmente, felizes, bem cuidadas, com o cabelo arrumado e a maquiagem sempre maravilhosa. Nada de reclamações ou bobagens feministas. É nesse mundo completamente nos eixos que de repente uma nova garota chega. Todas as esposas são exemplares, todas se encaixam naquele modelo que todo homem sonha para si, que almeja um dia encontrar. Em Stepford todas as mulheres são exemplares. Lindas, bonitas, grandes donas de casa e nem um pouco feministas ou descontentes. Mas afinal, o que estaria acontecendo de errado por lá? Esse filme "Mulheres Perfeitas" passou em branco quando foi lançado nos cinemas mas revisto hoje em dia soa bem curioso. Classificar o filme como uma ficção não seria muito correto, embora seu desfecho mostre claros sinais de tratar-se de uma produção com sabor Sci-fi. No fundo é uma crítica ao próprio machismo, que sempre espera um ser perfeito na companheira que escolheu como esposa. Como pessoas perfeitas não existem, o tom surreal da produção serve como denúncia e sátira ao mesmo tempo.

O filme foi estrelado pela atriz Nicole Kidman que está mais bonita do que nunca. Usando uma maquiagem e um figurino que imita o estilo das pin-ups americanas dos anos 50 ela se destaca por sua beleza impressionante (ela fica muito bem nesse estilo retrô). "The Stepford Wives" foi dirigido por Frank Oz. Muitos certamente não se lembrarão assim de nome, mas os fãs de "Star Wars" não esquecem o fato dele ter sido a voz do mestre Jedi Yoda em cinco dos seis filmes da franquia. O que poucos sabem é que ele, além de ser um ator e animador bem produtivo (mais de 100 filmes no currículo), também sempre se revelou um diretor talentoso, bastando lembrar de "A Pequena Loja dos Horrores" (remake em tom de musical com a famosa planta carnívora) e "A Cartada Final" (o último filme da carreira de Marlon Brando). Infelizmente "Mulheres Perfeitas" não fez sucesso. O público americano não gostou da proposta do filme, isso porém não o impede de ser revisto com outros olhos hoje em dia. É uma produção curiosa, diria até ousada, que vale a pena ser redescoberta.

Mulheres Perfeitas (The Stepford Wives, Estados Unidos, 2004) Estúdio: Paramount Pictures, DreamWorks SKG / Direção: Frank Oz / Roteiro: Ira Levin, Paul Rudnick / Elenco: Nicole Kidman, Bette Midler, Matthew Broderick / As mulheres de uma cidade no interior dos Estados Unidos parecem perfeitas! São lindas, companheiras, fazem todo o serviço de dona de casa sem reclamar, dão apoio aos maridos. Certamente algo não parece muito certo ou normal!

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Mulheres Perfeitas
    The Stepford Wives
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo, acho que nunca vi esse filme. E olha que eu acho a Nicole Kidman jovem a coisa mais linda do mundo e sempre vi tudo com ela.

    ResponderExcluir
  3. Pablo, a peço a sua licença pra mais um off topic:

    Hoje eu estava um video no youtube do Ray Charles treinando o Jamie Foxx para o filme Ray e durante o vídeo toca I Got Woman.
    Cara, o Elvis sempre fez as suas versões de musicas alheias e na maior parte das vezea ficaram até melhores que as originais. Mas essa I Got Woman ele desfigurou completamente. Tanto no andamento, quanto no fraseado, na vocalização, etc., como se dizia antigamente, ele assassinou a canção. Eu nunca tinha percebido isso.
    Se bem que Elvis sempre sofreu pra fazer versões muito boas de musicas do Ray Charles e dos Beatles.

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é até muito bom. Uma mistura de humor negro com Sci-fi estilo anos 1950.

    Sobre o Ray Charles, olha, esse é um dos artistas americanos impossíveis de imitar ou copiar o estilo. O mesmo vale para o Little Richard. Penso que Elvis não quis seguir pelo estilo dele (Elvis aliás raramente seguia esse tipo de estilo musical de outros artistas).

    ResponderExcluir