quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Trazido pelo Mar

Um filme de época muito interessante. A história é bem romanceada, mas se mantém coesa durante todo o filme. O drama começa quando um navio russo naufraga nas águas geladas da costa norte da Inglaterra. Quase toda a tripulação morre, sobrevivendo apenas um marinheiro. Resgatado por moradores na praia, ele consegue sobreviver, quase milagrosamente. Aos poucos vai se recuperando e se apaixona por uma jovem chamada Amy Foster (Rachel Weisz), uma bela mulher. E o romance floresce cada vez mais entre ela e o marujo russo, só que o passado volta para atormentar Yanko Gooral (Vincent Perez).

Eu gosto de filmes assim, como histórias passadas no século XIX, grandes navios de madeira que afundam, amores impossíveis. Esse século em especial, que iria ser conhecido como a era vitoriana, foi muito rico em literatura romântica. E esse filme segue bem por essa caminho. Além da boa produção eu destacaria também um elenco simplesmente excelente. Veja, temos aqui a sempre ótima Rachel Weisz. Hoje posso afirmar, sem medo de errar, que nunca assisti uma interpretação ruim dessa atriz. Ela é excepcional e sabe muito bem escolher os filmes em que vai trabalhar. Outro nome que considero excepcional é o de Ian McKellen. A classe de seu trabalho está acima de críticas. Por fim ainda há a presença de Kathy Bates. Assim, resumindo, temos boa história e bom elenco, além de uma produção muito boa. Precisa de alguma coisa a mais?

Trazido pelo Mar (Swept from the Sea, Inglaterra, Estados Unidos, 1997) Direção: Beeban Kidron / Roteiro: Tim Willocks / Elenco: Rachel Weisz, Vincent Perez, Ian McKellen, Kathy Bates / Sinopse: Baseado no conto " "Amy Foster" de Joseph Conrad conta a história de amor de um marinho russo que sobreviveu ao naufrágio de seu navio e uma jovem inglesa no século XIX.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Trazido pelo Mar
    Swept from the Sea
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A era vitoriana nos deu Sherlock Holmes que ainda da milhões de dólares em bilheteria nos cinemas. Todo o clima dessa era está contido nesses contos do Arthur Conan Doyle. O século 19 realmente foi um século maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, também foi o século da literatura gótica, do Jack, o Estripador e do auge do império britânico.

    ResponderExcluir