terça-feira, 7 de setembro de 2021

Dorothy Dandridge

Filme biográfico sobre uma artista norte-americana negra que sofreu toda sorte de preconceitos, mas que mesmo assim superou tudo para ser premiada pelo Oscar na categoria de melhor atriz coadjuvante no clássico filme "Carmen Jones". Foi uma pessoa importante, tanto no campo das artes (em especial cinema e música) como também em relação aos direitos civis da população afro descendente dos Estados Unidos. Para se ter uma ideia muitas vezes ela se apresentava em grandes casas de shows e não tinha direito sequer de ir ao banheiro, pois esses eram reservados aos brancos. O preconceito racial em sua mais clara essência. Importante lembrar que os Estados Unidos continuavam segregados, mesmo depois da guerra civil e do fim da escravidão. As escolas, as casas de shows e até mesmo as igrejas eram separadas. Onde branco entrava, negros não eram admitidos. O maior dos absurdos.

O resultado que temos é inegavelmente um bom filme. A atriz Halle Berry se esforçou bastante, obviamente esperando por uma indicação ao Oscar. Não deu certo por vários motivos, mas o principal foi o fato do estúdio ter mudado os planos no meio das filmagens. Ao invés de ser lançado nos cinemas o filme acabou sendo comprado por uma emissora de TV a cabo. Com isso ela só concorreu mesmo ao Emmy - e venceu na categoria de melhor atriz! Para Berry, mesmo sendo uma vitória, foi também uma decepção, pois ela não chegou ao tão sonhado Oscar.

Dorothy Dandridge - O Brilho de uma Estrela (Introducing Dorothy Dandridge, Estados Unidos, 1999) Direção: Martha Coolidge / Roteiro: Earl Mills / Elenco: Halle Berry, Brent Spiner, Klaus Maria Brandauer / Sinopse: Cinebiografia da cantora e atriz Dorothy Dandridge (1922 - 1965). Vivendo em uma época de preconceito racial, ela conseguiu romper barreiras e limites que eram impostos contra artistas negros nos Estados Unidos.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O negro para o americano é igual a um bicho asqueroso. Um nível de racismo inimaginável no Brasil.


    Que interessante ver o ator Brent Spiner num filme desses. Ele foi o icônico androide "Data", na "Star Trek The Next Generation", aquela do Capitão Jean Luc Picard com o excelente Patrick Stewart.

    ResponderExcluir
  2. Ele até tentou muito se desvincular do personagem, mas é complicado demais, ainda mais se tratando de Star Trek

    ResponderExcluir