segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Hércules

Mais uma boa animação da Disney. Aqui a fonte de inspiração foi a mitologia grega. Dizem que as religiões de povos antigos acabam se tornando mitologias com o passar dos séculos. E no caso da Grécia, de Roma e do Egito Antigo, isso mostrou-se verdadeiro. Pois bem, esse personagem Hércules foi até bastante explorado pelo cinema, principalmente nos anos 60, quando deu origem a um sem número de filmes B, geralmente rodados na Europa, com halterofilistas anônimos dando vida a esse semideus da mitologia. Por isso até fiquei surpreso quando a Dinsey avisou que seu longa-metragem anual iria trazer esse personagem grego que no cinema havia virado sinônimo de filme ruim e barato.

A animação, como era de esperar, ficou muito boa, tecnicamente muito bem realizado e produzido. Em termos de estúdios Disney, nenhuma surpresa. Não há animações mal realizadas em seu catálogo. O traço também ficou excelente, procurando por um desenho mais estilizado, usando como fonte de inspiração antigos vasos gregos com deuses e guerreiros. Inclusive se deram ao luxo de chamar o grande Charlton Heston para narrar o filme. Isso deu um tom épico ao desenho animado. Nada mal. Eu pessoalmente acredito que (mais uma vez) o vilão roubou o desenho pra si. Estou me referindo ao deus do submundo Hades. Dublado na versão original por James Woods, ele é certamente a melhor coisa dessa animação. Impagável em todos os sentidos.

Hércules (Hercules, Estados Unidos, 1997) Direção: Ron Clements, John Musker / Roteiro: Ron Clements, John Musker / Elenco: Tate Donovan, Josh Keaton, Danny DeVito, James Woods, Charlton Heston (narrador) / Sinopse: Hércules, jovem com força fenomenal, filho de Zeus, precisa enfrentar inúmeros desafios para sobreviver aos ataques de Hades, o deus do submundo e da escuridão.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Hércules
    Animação Disney
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que se assistíssemos esse filme em 1997, como eu fiz, a gente sempre gostava e torcia só pelo heroi, nesse caso o Hercules, mas nos últimos tempos anos um vilão como o Hades ganhou outra perspectiva é muito mais interessante.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, a Disney inclusive tem feito vários filmes com atores reais explorando o universo de seus vilões. Quem sabe um dia fazem um filme solo do Hades. Tudo é possível.

    ResponderExcluir