quarta-feira, 29 de setembro de 2021

O Pianista

Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) é um pianista clássico talentoso. Ele vive em Varsóvia. É um judeu polonês. Sua vida muda completamente quando a Alemanha invade a Polônia, dando começo ao maior conflito da história, a II Guerra Mundial. Assim que os nazistas dominam Varsóvia eles cercam os judeus da cidade em um gueto, onde ninguém poderia entrar ou sair. Depois começam a evacuar a cidade, levando os judeus para os campos de concentração. Quase de forma milagrosa Szpilman consegue sobreviver nesse mundo hostil, marcado por barbáries de todos os tipos. Os nazistas executam qualquer um, na frente de todos, pelas ruas da cidade. Szpilman porém segue firme, sobrevivendo um dia de cada vez.

Esse é um excelente filme. Foi aclamado em Cannes e até hoje é considerado uma das melhores obras cinematográficas do cineasta Roman Polanski. A mensagem básica que transmite é a de que nunca devemos desistir. Não importam os problemas, os desafios, os obstáculos, devemos sempre seguir em frente, enfrentando a vida de peito aberto. O personagem é antes de tudo um lutador e um sobrevivente. Ele se agarra na vida como poucos poderiam pensar fazer naquele período de grande aflição. E em termos de cenas destaco duas que são as mais expressivas do filme. A primeira quando o oficial nazista o poupa da morte ao saber que ele toca piano e a segunda, quando ele sai pelas ruas destruídas da cidade e vê ao longe a chegada do exército vermelho, com os russos libertando Varsóvia dos nazistas. São momentos para não esquecer, de tão belos que ficaram no filme.

O Pianista (The Pianist, Inglaterra, França, Alemanha, Polònia, 2002) Direção: Roman Polanski / Roteiro: Ronald Harwood / Elenco: Adrien Brody, Thomas Kretschmann, Frank Finlay / Sinopse: Com roteiro baseado no livro de memórias escrito pelo músico judeu Wladyslaw Szpilman, o filme "O Pianista" conta a história de um homem que consegue sobreviver á invasão nazista de Varsóvia. Contra todas as possibilidades ele vai conseguindo viver um dia de cada vez, bem no meio da insanidade do III Reich.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Pelo jeito a musica salvou alguns do Hitler. Teve a família von Trapo, esse pianista Władysław Szpilman.

    ResponderExcluir
  2. Sim. É bem o caso dele. Se não fosse pianista, olha, dificilmente teria sobrevivido.

    ResponderExcluir