sábado, 11 de setembro de 2021

End of the Century

Eu nunca fui fã dos Ramones. Nunca entrei em uma loja de discos no passado, por exemplo, para comprar algo deles. A Punk Music nunca foi a minha praia. Porém reconheço plenamente o trabalho deles. Até curto algumas músicas. Por essa razão me senti plenamente imparcial quando assisti a esse documentário musical sobre a banda. E mesmo para quem não é fã pode-se dizer que é um filme dos mais interessantes. Isso porque mostra a trajetória do grupo, desde sua formação, passando pelo sucesso em seu nicho, até o fim do grupo, quando tudo explodiu. Muitas brigas entre os integrantes, uns roubando as mulheres dos outros, divergências políticas e tudo mais.

Fiquei surpreso em descobrir que um dos membros dos Ramones era um conservador republicano, até bem reacionário. Como um punk poderia pensar politicamente dessa forma? Fiquei até mesmo comovido com a trajetória do baterista dos Ramones, o Dee Dee, um sujeito meio marginal que afundou pesamente nas drogas. No fundo eles foram um espelho desse movimento onde a maioria das músicas tinham 3 notas. Onde o barulho e a postura rebelde e revoltada valia muito mais do que tocar bem. Os Ramones, pensando bem, devem ter sido ótimos para seus fãs na época. Agora, para quem é mais adulto e gosta de boa música realmente o apelo deles não vai muito longe.

End of the Century (Estados Unidos, 2003) Direção: Jim Fields, Michael Gramaglia / Roteiro: Jim Fields, Michael Gramaglia / Elenco: Johnny Ramone, Joey Ramone, Dee Dee Ramone, Tommy Ramone, Rick Rubin / Sinopse: Documentário musical contando a história do grupo punk Ramones. Imagens raras e entrevistas completam o painel da trajetória do grupo.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Desse grupo eu só conheço o nome, mais nada, absolutamente nada de nada.

    ResponderExcluir
  2. Dentro desse movimento Punk eles são bem legais. Agora, é bom salientar também que todas as músicas deles são bem parecidas entre si. Ouviu uma delas, praticamente ouviu todas. rsrsrsrs

    ResponderExcluir