terça-feira, 3 de setembro de 2013

Lágrimas do Sol

O tenente A.K. Waters (Bruce Willis) da equipe de elite Navy SEAL é enviado para uma região de conflito armado, nas selvas da Nigéria, com o objetivo de resgatar a Dra. Lena Fiore (Monica Bellucci) que se recusa a abandonar o local deixando todos os seus pacientes à mercê de uma brutal guerrilha. Sem alternativas o militar então decide fazer algo impensável. Ignorando suas próprias ordens ele decide tentar resgatar todos os setenta refugiados daquela guerra civil violenta. Esse é o tema desse "Lágrimas do Sol" que tenta humanizar a figura do soldado americano, tão mal visto em todas as regiões do mundo afora. Em seu lançamento o filme foi acusado de muitas coisas, como por exemplo, reacionário, imperialista e até mesmo o de ser um prato requentado dos antigos filmes de ação dos anos 80 com seus super soldados ao estilo John Rambo. O diretor negro Antoine Fuqua defendeu sua obra afirmando que no fundo era apenas a tentativa de se contar uma boa história. Não deveria o público assim procurar por qualquer mensagem ideológica no roteiro já que em sua visão "Lágrimas do Sol" era apenas uma boa aventura e nada mais.

Mas será mesmo que um filme sobre militares americanos agindo de forma humana em um país estrangeiro pode ser visto apenas como um simples entretenimento? Depende de cada espectador, o que não se pode negar é que além de mera diversão o filme também funciona sim como uma forma de melhorar a imagem das forças armadas americanas no estrangeiro, meta bem complicada de se atingir uma vez que as inúmeras intervenções militares no exterior minaram muito essa imagem. Já olhando do ponto de vista puramente cinematográfico temos uma produção bem realizada mas que nunca empolga, nunca cria vínculo. A mistura de drama com ação também não funciona muito bem. O personagem de Bruce Willis é bem raso e pouco desenvolvido e suas motivações, que o levam a desobedecer ordens superiores, nunca ficam bem esclarecidas. De bom mesmo apenas a excelente fotografia do filme, uma vez que as cenas de selva foram rodadas no Havaí, com toda a sua beleza natural.

Lágrimas do Sol (Tears of the Sun, Estados Unidos, 2003) Direção: Antoine Fuqua / Roteiro: Alex Lasker, Patrick Cirillo / Elenco: Bruce Willis, Cole Hauser, Monica Bellucci / Sinopse: Equipe Navy SEAL é enviada para a Nigéria para resgatar uma médica (Bellucci) que se recusa a ir embora deixando todos os refugiados para trás, pois certamente serão mortos pela guerrilha local. Ignorando ordens um tenente (Willis) decide ajudar a todos.

Pablo Aluisio.

2 comentários: