sexta-feira, 6 de setembro de 2013

American Horror Story

Não é algo muito comum hoje em dia termos séries de terror na TV. Por isso quando essa nova proposta surgiu na telinha no ano de 2011 foi uma grata surpresa. Criado pela dupla Brad Falchuk (produtor de Glee) e Ryan Murphy (diretor do mesmo seriado, Glee) a série logo foi considerada realmente inovadora. É até complicado entender como esses dois nomes envolvidos em uma série musical tão açucarada e adolescente como "Glee" conseguiram criar algo tão diferente como esse programa de terror e suspense. "American Horror Story" veio mesmo para mudar um pouco a opção de programação nas redes de TV a cabo dos EUA. Assistindo à primeira temporada o fã de filmes de terror logo descobrirá uma sucessão de citações a grandes películas do gênero. Todo o enredo se desenvolve em torno de uma casa antiga, situada nos arredores da cidade. Lá morou na década de 30 um casal bem situado na sociedade. O problema é que o marido, médico, realizava abortos e experiências nada convencionais no porão da casa. Depois de mortos voltam para assombrar os novos moradores. Mas esses espíritos não estão sós. Há toda uma leva de almas penadas rondando o lugar. E justamente quando conta a estoria dessas pessoas falecidas que a série se torna tão interessante.

Basicamente a casa acaba ganhando uma espécie de personalidade própria, como se fosse um ser sobrenatural que acaba engolindo todos os que por lá passam. Até mesmo um casal de gays bem intencionado logo se torna uma nova vítima dos acontecimentos. Outra boa sacada do roteiro é a inclusão de um jovem suicida que antes de tirar sua própria vida realiza um massacre na própria escola (óbvia referência à tragédia de Columbine). Assistindo aos episódios as referências se tornam bem claras. "Amityville" é uma delas, "Dália Negra" (cujo terrível crime é explorado em um dos episódios, é outro). Fora isso sobra também para "O Bebê de Rosemary", "Poltergeist", e até filmes mais recentes como por exemplo "Evocando Espíritos", cujo enredo foi bem reciclado por aqui. Produção muito boa, com direção de arte de excelente nível e uma abertura de arrepiar com todas aquelas fotos de crianças mortas tiradas no século XIX, algo que era comum na época. Elas tiravam as fotos em poses como se estivessem vivas, embora já falecidas. Como são fotos reais, o clima soturno logo se impõe na apresentação do programa. Até porque toda boa série tem que ter uma abertura marcante. Já a segunda temporada foi acusada de ser violenta demais o que não prejudicou a série que já tem confirmada a terceira leva de episódios a ser lançada em breve. Quer tomar alguns sustos na sua TV? Então sintonize em "American Horror Story" o mais rapidamente possível!

American Horror Story (Idem, Estados Unidos, 2011 - 2013) Direção: Alfonso Gomez-Rejon, Bradley Buecker, Michael Lehmann / Roteiro: Brad Falchuk, Ryan Murphy / Elenco: Evan Peters, Jessica Lange, Lily Rabe, Zachary Quinto, Frances Conroy, Dylan McDermott, Joseph Fiennes / Sinopse: Série que traz para a TV o universo da mitologia dos filmes de terror do cinema.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Publicado originalmente no blog Terror & Ficção
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir