quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Uma Noite com o Rei do Rock

Nos anos 1970 um jovem sonha em se tornar uma grande estrela do rock mas sua vida é muito dura para tentar concretizar esse tipo de sonho. Sua mãe passa por uma crise depressiva e ele não tem grana para montar uma grande banda. Quando Elvis Presley chega para cantar em sua cidade ele resolve colocar em prática um plano maluco: raptar o artista para que ele possa cantar para sua mãe pessoalmente! O plano acaba dando certo e Elvis, longe dos shows e do fechado círculo em que vive, começa a tomar gosto novamente pelas coisas simples da vida, voltando nesse processo a ter mais uma vez prazer em cantar e tocar sua velha música. "Uma Noite com o Rei do Rock" é uma típica produção da Touchstone Pictures (o braço de filmes convencionais do grupo Disney na década de 80). Esse estúdio se notabilizou por suas comédias leves, limpas, feitas para a família americana. Aqui o alvo é o cantor Elvis Presley em sua fase Las Vegas. Com roupas brancas (jumpsuits) o cantor se notabilizava - segundo o roteiro do filme - por ter virado um artista quadradão, ultrapassado, que sempre se apresentava para um público envelhecido que o via ainda como um ídolo de sua juventude perdida. Um artista meramente nostálgico e sem relevância para os jovens da época (encarnados pelo garoto que o rapta).

Nesse ponto de vista o filme adota até mesmo uma atitude cruel com o Elvis dos anos 70. Em muitos momentos o jovem fala para o próprio Elvis que ele estava acabado, que só cantava para velhas e coisas do tipo. Em certo momento do filme o garoto critica Elvis dizendo que ele era revolucionário quando jovem mas que agora a rapaziada não mais o ouvia como acontecia no passado. Ele havia virado um ídolo de velhas e solteironas. Ao mesmo tempo o personagem começa a se convencer disso adotando poses e imagens que o fizeram famoso na década de 50. Fica óbvio para quem assiste que o argumento do filme se apoia em algumas bobagens e até mesmo preconceitos. Para os fãs de Elvis, que acompanharam sua carreira, isso certamente vai parecer uma besteira pura e simples. Mesmo assim se não formos analisar tudo de forma tão detalhista (o que é de certa forma o certo já que se trata de uma comédia descartável) até que podemos nos divertir um pouco. Infelizmente os números musicais são desastrosos (o ator que interpreta Elvis passa longe de conseguir repetir a dança do cantor) e as músicas são todas interpretadas por covers de Elvis Presley em algumas versões bem caricatas. No saldo final o que temos aqui é uma comediazinha adolescente que usa Elvis apenas como chamariz de público, muito embora (como sempre aliás) fique longe de ser considerado algo realmente relevante.

Uma Noite Com o Rei Do Rock (Heartbreak Hotel, Estados Unidos, 1988) Direção: Chris Columbus / Roteiro: Chris Columbus / Elenco: David Keith, Tuesday Weld, Charlie Schlatter / Sinopse: Jovem resolve raptar o famoso cantor Elvis Presley e o leva para casa para que ele possa cantar pessoalmente para sua mãe que passa por uma crise depressiva.

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Pablo:

    Pra mim esse filme se notabilizou por ter o Elvis menos parecido com o Elvis que eu já vi.

    Veja que esse imitador brsileiro do link abaixo supera, principalmente na fluides e exatidão dos movimentos e do canto, vários imitadores de Elvis e, principalmente, esse David Keith.

    https://www.youtube.com/watch?v=ijTbUEeodfw&hd=1

    ResponderExcluir
  2. Em compensação é muito legal ter neste filme a Tuesday Weld que havia trabalhado com o verdadeiro Elvis em Coração Rebelde.

    ResponderExcluir
  3. Assisti esse filme pela primeira vez ainda na era do VHS. Depois ele foi reprisado algumas vezes na TV. Não melhorou em nada na minha opinião. Regra geral todos os atores que fizeram Elvis no cinema ou na TV caíram em caricatura. E isso se deve em parte ao trabalho de alguns covers de Elvis que realmente exageram nos trejeitos, na forma de agir e cantar. Até porque se você é canastrão atuando o será também cantando. Não me agradou, definitivamente. Por fim bem lembrado Serge. A Tuesday está no filme. Isso é um ponto a favor (um dos poucos para dizer a verdade). Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  4. Pablo:

    Tem uma parte deste filme em que o menino tira um saro no Elvis dizendo que ele coloca meias na cueca pra aumentar os seus dotes e encantar as fãs balzaquianas no que o Elvis lhe responde de pronto "eu nunca fiz isso, o que tenho aqui não é enchimento é tudo natural", ou mais ou menos isso.

    Segundo consta o Elvis realmente era sexualmente bem dotado.

    ResponderExcluir
  5. Você viu o vídeo no link que te envei?

    ResponderExcluir
  6. Sim, vi o vídeo do link. Já conhecia o trabalho desse rapaz. Ele faz um trabalho com um estilo mais clean o que acho bem interessante. Já sobre os vários dotes de Elvis, lhe confesso que os únicos que me interessam são os artísticos mesmo. rsrsrss. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Você tem razão sobre os dotes artísticos serem o que interessam, porem eu achei engraçado que esses outros dotes fosse destacado justamente em um filme da Touchstone Pictures uma empresa totalmente família.

    ResponderExcluir
  8. Para os padrões Touchstone / Disney foi realmente ousado. De qualquer maneira foi colocado de uma forma tão sutil que muitos nem perceberam o teor exato do diálogo. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  9. Uma Noite com o Rei do Rock
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir