sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Comando Delta 2 - Conexão Colômbia

Pouca gente sabe mas Chuck Norris foi professor de muitos astros de Hollywood nas décadas de 60 e 70. Ensinando artes marciais ele deu aula para gente como Elvis Presley e até o ator mais popular de filmes de ação da época, Steve McQueen. Esse em um arroubo de modéstia certa vez deu um conselho para Norris que ele nunca esqueceu: "Se você não souber fazer nada na vida vire um ator de cinema". Bom, conselho dado, conselho seguido. Foi justamente esse caminho que o baixinho Norris procurou seguir ao longo dos anos. No começo ele foi apenas um coadjuvante esforçado mas na década de 80 sua estrela brilhou e ele estrelou uma série de filmes para a produtora Cannon Group (que não mais existe).  Menahem Golan que assina o roteiro desse filme era um dos donos da Cannon. E o filme em si era mais uma continuação para um dos êxitos comerciais de Norris na produtora, aquele que acabaria sendo o último filme de Lee Marvin, "Comando Delta".

A direção foi entregue para o irmão mais novo de Chuck Norris, Aaron Norris, que tentou realizar o melhor filme possível com o baixo orçamento disponibilizado pela combalida Cannon, naquele período já cheio de dívidas e problemas fiscais com o governo americano. Como não havia muito dinheiro o roteiro se tornou bem básico, partindo logo para a pancadaria em série, sem perda de tempo com firulas ou dramas desnecessários. O enredo dessa vez se passa na distante Colômbia, país conhecido por ser um dos maiores produtores de cocaína do mundo. É curioso perceber como que já naquela época havia a preocupação de enfrentar o problema na origem, desmantelando as quadrilhas produtoras da droga que depois era obviamente traficada para ser vendido no mercado americano (por sua vez o maior mercado consumidor de drogas do mundo). Norris e o Comando Delta vai até a Colômbia para resgatar um agente do DEA (Agência de combate antidrogas dos EUA). Chegando lá o filme se acomoda no que era de praxe para uma fita de ação dos anos 80 - Norris chuta alguns traseiros, mata vários traficantes, explode o que encontra pela frente e obviamente volta vitorioso para a América. Ou seja, um dia normal na vida de um herói de ação dos 80´s.

Comando Delta 2 - Conexão Colômbia (Delta Force 2: The Colombian Connection, Estados Unidos, 1989) Direção: Aaron Norris / Roteiro: James Bruner, Menahem Golan / Elenco: Chuck Norris, John P. Ryan, Billy Drago / Sinopse: O Comando Delta, tropa de elite das forças armadas americanas é enviado para a Colômbia com a missão de resgatar um agente do DEA, o poderoso departamento de combate aos tráfico de drogas dos EUA.

Pablo Aluísio.

Um comentário: