domingo, 8 de setembro de 2013

Somos Tão Jovens

Cinebiografia do cantor e compositor Renato Russo (1960 - 1996). Ao contrário de outros filmes de temática semelhante como por exemplo "Cazuza" os roteiristas resolveram contar apenas uma parte da vida do músico. No filme sobre Cazuza, por exemplo, tínhamos uma abordagem que mostrava praticamente toda sua vida, seus dramas, até sua morte causada pelo vírus da AIDS. Aqui o texto se concentra entre os anos de 1976 a 1982 na vida de Renato Russo. Ele é um jovem de Brasília que se apaixona pelo movimento inglês punk! Após sofrer um acidente de bicicleta causada por uma doença rara Renato passa vários meses em recuperação, trancado em seu quarto. Para passar o tempo lê muito e ouve música. Sua recuperação acontece justamente quando uma amiga lhe passa uma fita K7 com o novo som que vinha fazendo a cabeça dos jovens londrinos daquela época. Era o nascimento do Punk! Movido pela paixão de fã, Renato começa a formar sua própria banda, o Aborto Elétrico. O roteiro se concentra bastante nesse período da vida de Russo. O espectador assim acompanha os primeiros anos, as primeiras lutas, os concertos precários e o sonho de Russo em um dia, quem sabe, virar um grande astro de rock.

Também não joga para debaixo do tapete o homossexualismo de Renato. Ele se apaixona por um dos membros do Aborto Elétrico e é rejeitado. Isso aliado a vários outros fatores acaba determinando o fim precoce do grupo. Em outro momento o roteiro explora o dia em que Renato saiu do armário, assumindo para sua mãe que era gay! Após algumas experiências em uma breve carreira solo onde se auto intitulava "O Trovador Solitário", Renato resolveu montar um novo grupo, com outras pessoas, nascendo daí o famoso Legião Urbana, a banda que o consagrou definitivamente, o levando para o ápice de sua carreira, com sucesso nacional e milhões de cópias vendidas. O filme acaba justamente quando Russo está prestes a tornar o seu novo conjunto um marco na história do rock nacional. Particularmente gostei da opção do roteiro em mostrar essa fase da vida do cantor. Isso é algo bem comum em cinebiografias americanas como por exemplo "Os Cinco Rapazes de Liverpool". A intenção é mostrar as origens, o começo da trajetória desses artistas. Obviamente que existem muitas lacunas e omissões pois não poderia ser diferente, mas mesmo assim o filme agrada. O ator Thiago Mendonça que interpreta Renato Russo merece elogios por sua atuação, principalmente nas cenas de palco. Sua performance é realmente digna de aplausos. No mais "Somos Tão Jovens" se torna bem indicado para quem viveu os anos 80, pois não há como negar que a música do Legião Urbana se tornou mesmo a trilha sonora daquela década.

Somos Tão Jovens (Somos Tão Jovens, Brasil, 2013) Direção: Antonio Carlos da Fontoura / Roteiro:  Victor Atherino, Marcos Bernstein / Elenco: Thiago Mendonça, Laila Zaid, Bruno Torres / Sinopse: Cinebiografia do cantor e compositor Renato Russo nos anos de 1976 a 1982.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Publicado originalmente no blog Music!
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir