sábado, 7 de setembro de 2013

Evocando Espíritos 2

Essa franquia "Evocando Espíritos" se baseia em adaptações de supostos casos sobrenaturais reais ocorridos nos EUA. Claro que dependendo da religião que se siga muito provavelmente você não acreditará em nada do que verá na tela mas não é assim que um filme como esse deve ser encarado mas sim como simples produto pop, como pura diversão apenas. E sob esse ponto de vista temos que admitir que esse "Evocando Espíritos 2" se sai muito bem. Aliás essa continuação consegue ser até bem melhor do que o primeiro filme pois o enredo é mais interessante, tem um melhor desenvolvimento. A trama começa de forma bem curiosa. Lisa Wyrick (Abigail Spencer) é uma mãe de família que ouve vozes desde que era criança. Sua irmã afirma que se trata de um caso de mediunidade, coisa que acontecia com a mãe de ambas e que elas teriam herdado essa capacidade. Mas Lisa não aceita e não acredita em nada disso. Na verdade ela não deseja ter esse suposto dom, muito pelo contrário. Para superar isso ela toma comprimidos controlados justamente para que as vozes se calem em sua mente de uma vez por todas. Em busca de paz e conforto ela e o marido decidem então se mudar para uma propriedade rural na Georgia. A casa, há muito abandonada, estava com um preço realmente muito bom, uma pechincha, e eles decidem comprá-la.

A casa fica no meio de uma floresta e no passado pertenceu a um homem bom que historicamente foi reconhecido por ter ajudado muitos negros fugidos a escapar rumo ao norte (onde não havia escravidão negra como no sul). Conhecido como o "homem da estação" ele é reverenciado pela população afro local. O problema é que a jovem garotinha da família começa a ver aparições na floresta. Negros, escravos, senhores, todos parecem ainda habitar a floresta ao redor da casa. Não demora muito a surgir vários eventos inexplicáveis, sobrenaturais, na casa e isso acaba se tornando um grande tormento para a jovem família. Não cabe aqui explicar ou desvendar os mistérios que cercam o local, uma vez que isso é justamente um dos pontos mais positivos do filme. "Evocando Espíritos 2" lida muito bem a suposta história real, criando um bom clima de suspense e tensão com todo o passado da região. Ótimos efeitos sonoros e sustos bem colocados garantem certamente a diversão. A atriz mirim Emily Alyn Lind que interpreta a garotinha que vê os espíritos que vagam pela floresta é bem talentosa. No saldo final "Evocando Espíritos 2" vale a pena, principalmente se você entrar no clima do roteiro que é inegavelmente bem escrito. Em tempo: no final da exibição os produtores colocaram as fotos das pessoas reais que fizeram parte dos eventos sobrenaturais mostradas no filme, inclusive do misterioso Mr. Gordy. Assista, pois no mínimo você achará tudo bem interessante.

Evocando Espíritos 2 (The Haunting in Connecticut 2: Ghosts of Georgia, Estados Unidos, 2013) Direção: Tom Elkins / Roteiro: David Coggeshall / Elenco: Abigail Spencer, Chad Michael Murray, Katee Sackhoff / Sinopse: Jovem família muda para uma casa no meio de uma floresta na Georgia e descobre que a propriedade tem um passado rico em história, envolvendo mortes e perseguições na época da escravidão. Isso acaba se tornando uma pista sobre os supostos acontecimentos sobrenaturais que rondam o local.

Pablo Aluísio.

Um comentário: