terça-feira, 10 de setembro de 2013

Duplex

Esse filme aqui tive a oportunidade de assistir no cinema. Obviamente não se trata de nenhuma obra prima mas sim de uma comédia de costumes, rápida, ligeira, que se propõe a fazer humor em cima do complicado problema de habitação em Nova Iorque, que como toda cidade grande tem muitos problemas urbanos. No simpática enredo um casal jovem tenta realizar seu sonho de ser proprietário de um apartamento duplex na grande maçã, algo que não é fácil de alcançar uma vez que o metro quadrado da cidade é um dos mais valorizados do mundo. Pois bem, mesmo assim tentam levar em frente o projeto de um dia, quem sabe, chegar lá. E contra todas as expectativas eles acabam conseguindo mas como nem tudo é perfeito precisam lidar com uma resistente velhinha, antiga moradora do local, que se recusa a deixar seu apartamento. Como ela não sai eles acabam planejando um jeito de dar um fim nela, nem que para isso tenham que cometer um crime! A direção do filme é do baixinho Danny De Vito, ator já bem conhecido do público brasileiro por inúmeros filmes de sucesso da década de 80.

Já deu para perceber que o roteiro tem pretensões de ser uma comédia de humor negro mas não precisa ficar preocupado sobre isso pois o estilo usado nessa produção é realmente inofensivo, sem maiores consequências, fruto aliás do fato do filme ser estrelado pelo casalzinho Ben Stiller e Drew Barrymore. Ele, um daqueles humoristas que fazem sucesso repetindo o mesmo personagem, filme após filme. Geralmente fazendo o papel de um sujeito comum, sem nada de especial, que acaba entrando nas maiores frias sem ter culpa nenhuma no cartório. Ela, a eterna garotinha de ET, tentando emplacar mais um sucesso no cinema, principalmente agora que virou produtora de seus próprios filmes. A Drew Barrymore aliás vem de uma longa linhagem de atores, uma família de artistas com muita história para contar, além é claro dos famosos problemas envolvendo bebidas e drogas - algo pelo qual a Drew também já passou. Mas enfim, deixemos isso de lado, fica então a dica desse "Duplex", uma comédia que seguramente não apresenta nada demais mas que pode até funcionar como um passatempo ligeiro, desde que você não espere por muita coisa.

Duplex (Idem, Estados Unidos, 2003) Direção: Danny Devito / Roteiro: Larry Doyle  / Elenco: Ben Stiller, Drew Barrymore, Eileen Essel, Harvey Fierstein, Justin Theroux, James Remar / Sinopse: Casal decide fazer tudo para ser dono de um duplex em Nova Iorque e quando se diz tudo é tudo mesmo, inclusive passando por cima da moralidade e da lei.

Pablo Aluísio.

Um comentário: