quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A Primeira Transa de Jonathan

Na década de 1980 um tipo de comédia adolescente ficou bem popular. Eram justamente aquelas que apelavam mais para o lado picante de seus roteiros. Era o tempo de coisas como "Pork´s", "Picardias Estudantis", "Negócio Arriscado" e "O Último Americano Virgem" entre outros, filmes bem cretinos mas que faziam a festa da rapaziada na época. Dentre tantas produções esse "A Primeira Transa de Jonathan" me chamou logo a atenção naqueles anos. Não por ser uma obra cinematrográfica digna de nota, nada disso, mas sim por ser ambientada em 1956, ano em que, todos sabemos, a música americana passou por um período muito fértil e rico em termos de Rock ´n´Roll. O filme não explora isso muito, é verdade, preferindo ir pelo lado mais gaiato das aventuras de Jonathan em perder sua virgindade (velha obsessão para quem está naquela idade) mas em compensação tinha uma boa trilha sonora e é claro a presença da bela Kelly Preston que no máximo da ousadia aparecia de topless em cena. Ela se casaria anos depois com John Travolta.

O filme foi inúmeras vezes reprisado e obviamente a cada nova reprise ia ficando cada vez pior, fruto é claro do próprio desenvolvimento do espectador, afinal o que parecia ser bem interessante aos 14 anos já não era aos 20 e por aí em diante. De uma forma ou outra os anos passados também acabaram trazendo um insuspeito sabor nostálgico a essa fitinha para adolescentes dos anos 80. Você começa a se lembrar dos amigos, das paqueras, do colégio, da época em que você era apenas um adolescente enfim. Era o tempo do videocassete, das fitas VHS e dos cabelos armados. Isso aliás é bem curioso pois apesar da estoria do filme passar na década de 50 o seu estilo de produção, a edição e os cenários, tudo nos remete aos anos 80. Saudosismo puro? Pode ser. Assim se você estiver em busca de uma verdadeira sessão nostalgia que tal rever "A Primeira Transa de Jonathan"? Um filme de uma época em que até os filmes ruins pareciam bons.

A Primeira Transa de Jonathan (Mischief, Estados Unidos, 1985) Direção: Mel Damski / Roteiro: Noel Black / Elenco: Doug McKeon, Catherine Mary Stewart, Kelly Preston / Sinopse: Jovem estudante vivendo na década de 50 sonha com o dia em que finalmente vai perder sua virgindade.

Pablo Aluísio.

Um comentário: