segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Fé Demais Não Cheira Bem

Jonas Nightengale (Steve Martin) é um pastor protestante que só pensa em se dar bem. Usando a televisão como meio de divulgação de seus cultos o líder religioso só pensa mesmo em uma coisa: aumentar seu rebanho para ganhar muito mas muito dinheiro mesmo. Ele no fundo não está nem aí para religião. O que ele quer mesmo é ficar rico! É um pilantra e ele sabe muito bem disso mas não se importa pois sai vendendo seu "show" pelos Estados Unidos afora até que ao chegar em uma pequena cidadezinha algo realmente assombroso acontece!  "Fé Demais Não Cheira Bem" é uma comédia muito bem escrita que critica muitas vezes de forma nada sutil os chamados pastores eletrônicos, sujeitos espalhafatosos que se tornaram muito populares na TV americana a partir da década de 80. Ávidos por dinheiro, status e riqueza esses novos "animadores de circo da fé" escandalizaram os setores evangélicos mais tradicionais ao mesmo tempo em que ficavam extremamente ricos e poderosos com o dízimo dado por seus fiéis seguidores.

Steve Martin dá show em cena. Ele pula, se contorce, finge estar recebendo o espírito santo, levanta as mãos para o céu em uma encenação das mais divertidas e (pior do que isso) bem parecidas com as dos pastores reais. Martin, um dos nomes mais famosos e reconhecidos do humor americano esclareceu em entrevistas na época do lançamento do filme que aceitou fazer "Fé Demais Não Cheira Bem" para tentar abrir os olhos de certas pessoas, principalmente as mais humildes que viviam principalmente nos Estados sulistas mais pobres da América, sobre a terrível comercialização da fé que estava cada vez mais se expandindo. O diretor Richard Pearce também explicou a proposta do filme dizendo que na realidade não houve muito exagero por parte de Steve Martin como o pastor pilantra do filme porque muitos pregadores evangélicos eram mais exagerados do que ele na vida real. O fato de pular, cair no chão, gemer era praxe no circo televisivo daquela época. E afinal de contas olhando aquilo tudo com uma postura bem racional não havia como não rir de certas situações que eram involuntariamente cômicas e absurdas. Assim se você estiver em busca de uma das melhores interpretações de Steve Martin fica a dica desse "Fé Demais Não Cheira Bem". Assista e se admire com a coincidência do que anda acontecendo aqui no Brasil nos últimos anos.

Fé Demais Não Cheira Bem (Leap of Faith, Estados Unidos, 1992) Direção: Richard Pearce / Roteiro: Janus Cercone / Elenco: Steve Martin, Debra Winger, Lolita Davidovich / Sinopse: Pastor evangélico protestante (Martin) só pensa em fazer fortuna com o dinheiro de seus seguidores até que sua vida muda completamente quando chega em uma pequena cidade do interior dos EUA.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Esse é uma exemplo de título abrasileirado de doer!

    ResponderExcluir
  2. Pablo. aproveitando o ensejo, eu sei que o Steve Martin não tem a finesse do Peter Sellers, mas como eu rio muito com a sua participação em A Pantera Cor de Rosa, o cara é demais!

    ResponderExcluir
  3. Gosto também muito do Steve Martin, acho realmente um humorista talentoso. Falaremos ainda muito sobre seus filmes por aqui. Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  4. Fé Demais Não Cheira Bem
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou um pastor protestante há vários anos,gosto muito deste filme,e não vejo ele como um deboche da minha fé,porque não representa os pastores sinceros usados verdadeiramente por Deus.o legal do filme é que alguns milagres acontecem e o falso pastor se redime diante Deus, este é o foco do filme:DEUS está disposto a perdoar até mesmo o falso,o que realmente acontece,ele se arrepende e a chuva acontece.

    ResponderExcluir