terça-feira, 10 de setembro de 2013

Os Segredos de Tanner Hall

Dificilmente filmes assim, com esse tipo de temática, costumam ser ruins. A estória geralmente cria uma identidade com os mais jovens (por ainda estarem na fase colegial) e um clima de nostalgia nos mais velhos (que imediatamente lembram dos anos de escola). O enredo se passa todo dentro de um colégio interno para moças na Nova Inglaterra. E lá que vivem quatro amigas que tentam levar uma vida normal de adolescentes apesar do sistema rígido de ensino da instituição. Elas só podem sair com autorização da direção e tem que dedicar praticamente todo seu tempo para as atividades acadêmicas. Nesse meio tempo se apaixonam (nem sempre pelos homens certos) e vão experimentando novas experiências de vida (como fugir do colégio tarde da noite para ir, às escondidas, em uma noite de festa na cidade).
   
As garotas até que são bem desenvolvidas do ponto de vista dramático. De certa forma são estereótipos das meninas de sua idade mas isso não chega a ser necessariamente um problema. Há a jovem que se apaixona por um homem mais velho, casado com uma das melhores amigas de sua mãe e outra que resolve brincar de sedução com seu professor mas se arrepende depois. Isso sem falar naquela que tem sérias dúvidas sobre sua própria sexualidade e a última que tem um péssimo relacionamento com a mãe e por isso sempre tem idéias suicidas passando pela cabeça. Tudo é passado para a tela com graça e leveza, nunca exagerando no melodrama. O filme no final das contas agrada, não é nenhuma obra prima e embora lembre em certos aspectos de “Sociedade dos Poetas Mortos” fica muito abaixo da qualidade da película com Robin Williams. Mesmo assim pode ser considerado bom. Recomendo especialmente para o público feminino que obviamente vai se identificar bastante com os dramas e desafios das vidas das garotas em cena.

Os Segredos de Tanner Hall (Tanner Hall, Estados Unidos, 2009) Direção: Tatiana von Furstenberg, Francesca Gregorini / Roteiro: Tatiana von Furstenberg, Francesca Gregorini / Elenco: Amy Ferguson, Amy Sedaris, Brie Larson / Sinopse: No colégio interno de Tanner Hall quatro garotas vivem as experiências, amores e dramas típicas de sua idade.

Pablo Aluísio.

Um comentário: