domingo, 30 de junho de 2013

Karate Kid

Eu sempre costumo dizer que alguns filmes já encontraram suas versões definitivas no cinema, por isso não é necessário tentar realizar remakes. Apenas a ganância em busca de caça-níqueis justifica a existência de certas produções. Um exemplo claro disso aconteceu com Karate Kid. A estória já havia encontrado seu veículo perfeito pois virou até franquia na década de 80. Infelizmente em crise completa de criatividade Hollywood resolveu ressuscitar o personagem nessa obra bufa, sem carisma, sem razão de existência, sem qualidade nenhuma. Para piorar o que já era uma idéia ruim o novo Karate Kid nada mais é que do uma tentativa (das mais desesperadas e toscas) do paizão Will Smith em transformar seu filhote Jaden Smith em astro instantâneo.

O enredo é muito parecido com o que já conhecemos. Dre Parker (o chatinho do Jaden Smith) se muda com a mãe para Pequim. Lá acaba se interessando por uma jovem garota chamada Meiving (Wenwen Han). O problema é que esse inocente e doce romance acaba irritando profundamente um valentão chamado Cheng, que não hesita em agredir Parker por sua ousadia de tentar conquistar a jovem de seus sonhos. Para aprender a se defender ele começa a ser treinado pelo Sr. Han (Jackie Chan, pagando mico), que através de sua arte marcial e filosofia tentará transformar o garoto em um grande lutador. É a mesma estória dos filmes anteriores só que agora maquiada para parecer algo diferente. Não colou. Nada de muito marcante acontece e o saldo final é mais do que negativo. É o tipo de filme que não soma em nada, não acrescenta nada de novo. Por isso é bem melhor rever os filmes originais, que eram bem melhores e muito charmosos com todo aquele estilo que só o cinema dos anos 80 conseguia reproduzir. Essa aqui é uma obra fajuta e descartável, sem a menor importância.

Karate Kid (idem, Estados Unidos, 2010) Direção: Harald Zwart / Roteiro: Christopher Murphey, Robert Mark Kamen / Elenco: Jaden Smith, Jackie Chan, Taraji P. Henson / Sinopse: Garoto americano após sofrer agressões na China resolve aprender artes marciais com um velho e sábio professor.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Pablo;

    Eu vi esse Dre Parker no David Letterman Show; que moleque sem educação! Só o David pra não perder a linha.

    ResponderExcluir
  2. ´Guri pra lá de chato... ah e antes que esqueça esse "filme" será exibido hoje em Tela Quente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei ele muito novo para suportar a violência daquelas lutas. O Ralph Macchio, alem de mais velho, já tinha 24 anos na época do filme apesar da cara de adolecente, o filme era mais leve nas lutas.


      --------------------------------------------------------------------

      Só informando:

      Tem comentários nos posts do: Bruno; Aviador e Sexto Sentido.

      Excluir
  3. Pablo:

    Uma explicação: depois que fiz aquela piada sobre entregar o final do filme O Sexto Sentido é que percebi que pode não ter significado pra quem não conhece piada original. É o seguinte: dizem que o filme Psicose em Portugal ganhou uma tradução a moda brasileira; lá Psicose se chama O Assassino Era a Mãe.

    Me desculpe!

    ResponderExcluir