terça-feira, 11 de junho de 2013

Areias Brancas

Depois de alguns fracassos de bilheteria Mickey Rourke tentou recuperar o antigo sucesso com mais um thriller de ação e suspense. O filme foi dirigido pelo bom cineasta Roger Donaldson. A fita se propôs a ser um filme policial de ação com toques de suspense e mistério. Essa película infelizmente chegou em poucas salas nos cinemas brasileiros (apenas nos grandes centros como Rio e São Paulo). Havia todo um efervescente mercado de vídeo (VHS) e assim o filme acabou sendo lançado diretamente nas locadoras em praticamente todo o país, o que achei um erro haja visto que filmes bem piores de Rourke tinham conseguido maior espaço em nossas salas comerciais como “Orquídea Selvagem”, enquanto esse que tinha seu potencial para fazer boa bilheteria por aqui foi praticamente ignorado. Para piorar me recordo bem que o filme foi muito mal lançado em nosso mercado, uma vez que não houve boa publicidade e nem muita repercussão. Para falar a verdade foi até complicado achar a fita para alugar! Um completo descaso com os fãs do ator no Brasil. Por isso muitos ainda desconheçam “Areias Brancas” até hoje.

Mickey Rourke aqui interpreta um perigoso traficante de armas e drogas que é caçado por um xerife feito por Willem Dafoe. O elenco ainda contava com Samuel L. Jackson em boa atuação como um agente federal também em busca de Rourke. O filme tem bom ritmo e excelentes tomadas de ação. É um policial dos bons mas infelizmente não conseguiu alcançar bom resultado comercial. Como se pode perceber o grande atrativo desse filme é seu excelente elenco, formado por atores que estavam em bastante evidência na época. A estética dessa produção também aproveitou bastante daquele clima mais sofisticado e clean que imperava em séries de sucesso na TV como a famosa “Miami Vice”. Na época inclusive li uma critica publicada em um jornal americano que definia “Areias Brancas” como um tipo de encontro entre Mickey Rourke e Miami Vice. Não é para tanto. Esse é um bom momento da carreira de Mickey que infelizmente foi bem subestimado. Agora com o mundo virtual surge uma nova chance dos fãs descobrirem essa produção. Se encontrar por aí não deixe passar batido, vale bastante a pena.

Areias Brancas (White Sands, Estados Unidos, 1992) Direção: Roger Donaldson / Roteiro: Daniel Pyne / Elenco: Mickey Rourke, Willem Dafoe, Mary Elizabeth Mastrantonio,  Samuel L. Jackson,  M. Emmet Walsh / Sinopse: Uma verdadeira caçada é desencadeada após o descobrimento de um corpo numa pequena cidade dos EUA. Thriller policial estrelado por Mickey Rourke e Willem Dafoe.

Pablo Aluísio.

Um comentário: