terça-feira, 4 de junho de 2013

Desejos

Produção requintada que reuniu mais uma vez dois dos grandes símbolos sexuais do cinema nas décadas de 80 e 90: Richard Gere e Kim Basinger. Eles já tinham atuado juntos antes em “Sem Perdão” (No Mercy, 1986) um filme muito mal sucedido que não agradou a ninguém, nem ao público e nem à crítica. Era o momento errado uma vez que a carreira de Gere estava em sua pior fase, em uma época em que nenhuma produção que contasse com ele no elenco conseguia fazer sucesso. Em “Desejos” Gere já estava reconciliado com o êxito comercial. “Uma Linda Mulher” levantou de vez a carreira do astro que assumindo seus cabelos grisalhos estrelou um sucesso atrás do outro. Já Kim Basinger procurava por algo diferente, uma vez que seu papel em “Nove Semanas e Meia de Amor” havia marcado tanto sua carreira que ela não conseguia mais nenhum tipo de oferta que não fosse a de interpretar loiras sensuais e ousadas. O roteiro de “Desejos” vinha bem a calhar pois era bem diferente daquele tipo de personagem.

O enredo se passa em San Francisco. É lá que vive um renomado psiquiatra, o Dr. Isaac Barr (Richard Gere). Violando todos os códigos de ética da profissão ele acaba atravessando uma linha que jamais poderia ser desrespeitada na relação com seus pacientes. Em determinado momento ele começa a se envolver com assuntos privados de uma de suas clientes. Ela tem uma irmã que é casada com um homem violento e hostil, membro de uma quadrilha de bandidos. O médico acaba se apaixonando por ela e deseja que se separe o mais rápido possível. O problema é que nem tudo é o que aparenta ser. Após a morte do marido violento o médico começa a ser considerado como suspeito do crime, entrando em uma rede de assassinatos e mentiras do qual não consegue mais se desvencilhar. “Desejos” sofreu algumas pesadas críticas em seu lançamento pois alguns críticos acharam o filme pretensioso demais. Comparações com “Um Corpo Que Cai” foram feitas e a produção foi desacreditada. Bobagem, considero certamente um bom filme, com roteiro inteligente e clima de enredo sofisticado. Gere e Basinger estão bem em seus papéis e a direção segura de Phil Joanou mantém o interesse do espectador. Um filme que anda esquecido mas que merece ser redescoberto. Um bom momento na carreira de Richard Gere.

Desejos (Final Analysis, Estados Unidos, 1992) Direção: Phil Joanou / Roteiro: Robert Berger, Wesley Strick / Elenco: Richard Gere, Kim Basinger, Uma Thurman,  Eric Roberts / Sinopse: Médico conceituado acaba se vendo envolvido numa rede de crimes e mentiras após se envolver com a irmã de uma de suas pacientes.

Pablo Aluísio. 

Um comentário: