terça-feira, 11 de junho de 2013

O Garoto do Futuro

Nos anos 80 valia tudo (ou quase tudo) no chamado cinema para adolescentes. Foi de certa forma a época de ouro para esse filão. John Hughes estava no auge, lançando uma crônica juvenil atrás da outra e com o sucesso dele, novos filmes foram idealizados e lançados. Foi então que começou uma verdadeira mistura de gêneros, e como não poderia deixar de ser os produtores resolveram unir os filmes de adolescentes com a mitologia dos monstros da Universal. Nasceu assim a idéia desse “Teen Wolf”. Basicamente se tratava de uma grande diversão onde um típico adolescente americano descobria que descendia de uma longa linhagem de lobisomens! Antes de qualquer coisa esqueça os gritos, as mortes, o sangue jorrando e tudo mais, “Garoto do Futuro” era um filme muito leve, focado principalmente na diversão pipoca sem qualquer pretensão de ser mais um filme marcante sobre o monstro. Para estrelar o estúdio trouxe o jovem Michael J. Fox que estava fazendo sucesso na série cômica “Caras e Caretas”. Era um novo ídolo teen e seu estilo caía perfeitamente no papel.

O curioso é que “Teen Wolf” foi filmado antes do grande sucesso de Fox em “De Volta Para o Futuro”. Aliás as filmagens do filme produzido por Spielberg começaram ao mesmo tempo em que esse filme estava sendo rodado. O ator escolhido para interpretar Martin McFly era Eric Stoltz mas as coisas não deram muito certo. Foi então que Spielberg mandou parar as filmagens de “De Volta Para o Futuro” até “Teen Wolf” ficar pronto para que só assim Michael J. Fox pudesse entrar no elenco. Vendo o potencial do outro filme os produtores de “Garoto do Futuro” o deixaram na geladeira por vários meses para só o lançar depois de “De Volta Para o Futuro” pois aproveitariam certamente toda a publicidade da outra produção. Nesse meio tempo Fox se tornaria um astro e o filme iria no embalo, o que certamente o tornaria outro sucesso do ator. No Brasil o filme se chamou inicialmente “Lobo Adolescente” mas depois do impacto do filme de Zemeckis tudo mudou, inclusive o título, que mesmo sem muito sentido passou a se chamar “O Garoto do Futuro”. Oportunismo pouco é bobagem!

O Garoto do Futuro (Teen Wolf, Estados Unidos, 1985) Direção: Rod Daniel / Roteiro: Jeph Loeb / Elenco: Michael J. Fox, James Hampton, Susan Ursitti, Jerry Levine, Mark Arnold / Sinopse: Adolescente tipicamente americano acaba descobrindo que é na verdade um lobisomem!

Pablo Aluísio.

Um comentário: