Após 30 anos de casamento a rotina, a monotonia e o marasmo se abatem sobre um casal comum. Todos os dias Arnold (Tommy Lee Jones) acorda, toma seu café da manhã, lê o jornal e vai para o trabalho. Na volta assiste ao seu programa favorito de esporte e vai dormir – em um quarto separado da esposa. No dia seguinte a mesma rotina, tudo igual, sem qualquer mudança. Kay (Meryl Streep), a esposa, começa a se sentir profundamente infeliz nessa rotina sem brilho, chata e desgastante. A paixão parece enterrada e para piorar o sexo inexiste. Há quatro anos eles não tem mais nenhuma vida intima. Desesperada ela resolve procurar por ajuda para salvar seu casamento e encontra o que procurava em um livro escrito por um especialista em terapia de casais. O autor, o Dr Feld (Steve Carell em personagem não humorístico), promete aparar as arestas para trazer a felicidade novamente ao leito conjugal. Para isso oferece em sua cidade natal no Maine uma terapia intensiva de casais. Inicialmente Kay tenta convencer seu marido a ir com ela até lá para o tratamento mas esse se recusa totalmente, até que no último minuto cede e segue viagem ao lado da esposa para tentar entender o que se passa em seu relacionamento de tantos anos.
A terapia começa e marido e mulher finalmente colocam todos os problemas em panos limpos numa série de sessões com o famoso terapeuta. Começa assim esse interessante filme chamado “Um Divã Para Dois”. Um roteiro muito inteligente, sensível, que mostra os perigos que rondam uma união que cai na rotina, na comodidade de uma vida no controle remoto. Esse tipo de argumento poderia facilmente cair na chatice se não fosse pelo inspirado casal central. Meryl Streep está ótima como uma esposa submissa, até tímida, mas que não consegue mais suportar a infelicidade de seu casamento. Já Tommy Lee Jones está perfeito no papel do rabugento e mal humorado marido que definitivamente não entende os anseios da esposa já que considera seu casamento igual a muitos outros, com filhos criados e três décadas de relacionamento. Para ele os altos e baixos são normais e o sexo acaba se tornando mesmo um mero detalhe depois de muitos anos juntos. Esse é o tipo de filme que deve ser recomendado para pessoas que estejam na mesma faixa etária do casal retratado no roteiro. Certamente em um ou outro aspecto se tornará familiar a esse público. Afinal de contas administrar um relacionamento por tantos anos pode ser bem mais complicado do que se pensa. No mais a grande conclusão dessa estória é bem mais simples de entender: procure valorizar sua companheira, entenda suas necessidades e desejos, antes que seja tarde demais.
Um Divã Para Dois (Hope Springs, Estados Unidos, 2012) Direção: David Frankel / Roteiro: Vanessa Taylor / Elenco: Meryl Streep, Tommy Lee Jones, Steve Carell, Jean Smart / Sinopse: Casal em crise após décadas de casamento resolve ir até o Maine para participar de uma terapia de casais. A intenção é entender o que anda errado no relacionamento para salvar o casamento de tantos anos.
Pablo Aluísio.
Um Divã para Dois
ResponderExcluirPablo Aluísio.