sábado, 1 de junho de 2013

Nas Montanhas dos Gorilas

Ao longo dos anos a consciência ecológica contou com a preciosa ajuda de centenas de heróis anônimos que lutaram ao seu modo pela preservação das espécies, muitas vezes em locais longínquos e de complicado acesso. Muitos desses cientistas, especialistas e ecologistas acabaram pagando um preço alto por tentar manter a preservação do meio ambiente para as futuras gerações. Uma das histórias mais tocantes nesse sentido é a da vida da pesquisadora ambientalista Dian Fossey (Sigourney Weaver). Uma mulher destemida, corajosa e ousada que dedicou sua vida para a preservação dos gorilas que vivem em montanhas isoladas de Ruanda, na África. Mesmo vivendo em regiões isoladas de difícil acesso, os gorilas eram cobiçados por caçadores da região que viam neles uma fonte de renda fantástica pelo alto preço que tais animais conseguiam alcançar no mercado negro. Fora isso havia também a matança indiscriminada, patrocinada por fazendeiros da região, preocupados com a expansão de seus próprios negócios.

O cenário é a África, esse continente tão esquecido e empobrecido, geralmente assolado por guerras civis e tribais que não fazem o menor sentido para os que não nasceram naqueles locais. “Nas Montanhas dos Gorilas” é uma produção muito bem intencionada, que conscientiza sobre o meio ambiente e que conta com uma das melhores atuações da carreira da atriz Sigourney Weaver. Aqui ela deixa os blockbusters de lado para contar a história real da pesquisadora Dian Fossey, em um roteiro muito bem escrito e trabalhado. Sua atuação foi devidamente reconhecida e ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. O filme, como não poderia deixar de ser, foi de complicada produção. Em busca de uma melhor veracidade a equipe e o elenco subiram nas mesmas montanhas que Fossey desenvolveu seu trabalho, todas localizadas em regiões inóspitas. Assim todos que estavam envolvidos no filme acabaram enfrentando o mesmo clima hostil e as mesmas adversidades que Fossey teve que enfrentar. Mesmo assim valeu o esforço. O espectador sai da sessão sabendo um pouco mais dessa incrível personagem e sua luta em favor dos primatas. Afinal cinema não é apenas diversão mas também um excelente meio e instrumento de conscientização social. Dentro desse aspecto o filme se sai maravilhosamente bem. Dá novamente voz e espaço para essa grande pessoa que foi atrás de seus ideais de preservação, mesmo tendo que lutar arduamente para isso.

Nas Montanhas dos Gorilas (Gorillas in the Mist: The Story of Dian Fossey, Estados Unidos, 1988) Direção: Michael Apted / Roteiro: Harold T.P. Hayes, baseado nos escritos de Dian Fossey / Elenco: Sigourney Weaver, Bryan Brown, Julie Harris / Sinopse: Cinebiografia da pesquisadora e ambientalista Dian Fossey (1932 – 1985) que dedicou sua vida à preservação dos gorilas das montanhas de Ruanda. Filme indicado a cinco Oscars: Melhor Atriz (Sigourney Weaver), Edição, Trilha Sonora, Roteiro e Som.

Pablo Aluísio.

Um comentário: