domingo, 2 de junho de 2013

Armadilha do Destino

Após um violento acidente de carro no meio de uma floresta remota um homem abre lentamente seus olhos. Ele certamente pouco entende o que está acontecendo. Olhando ao redor começa a perceber a situação em que se encontra. Sua perna está presa nas ferragens e um corpo jaz sem vida no banco de trás. Ao recobrar lentamente sua consciência ele começa a se perguntar quando ocorreu o acidente, como foi parar ali e o mais importante de tudo, quem ele é! Começa assim “Armadilha do Destino”, um filme diferente, com uma proposta bem ousada. Durante praticamente toda a narrativa vamos acompanhando o homem acidentado tentando achar um meio de sobreviver no meio daquela situação hostil. Primeiro ele tenta sair do carro onde se encontra. Depois começa a literalmente se arrastar pelo meio da selva em busca de socorro. De repente surge uma mulher em sua frente mas para seu desespero não passa de um delírio.

Para complicar ainda mais sua situação limite pequenos flashes de lembranças vão surgindo em sua mente. De inicio são apenas relances de memória mas no geral as imagens não são nada boas pois ao que tudo indica ele na realidade é um assaltante de bancos que após uma fuga espetacular da policia teve seu carro, junto aos comparsas, caindo ladeira abaixo no meio da mata fechada da região. Mas será que é isso mesmo? E como se tudo isso não fosse ruim o bastante a tal aparição da mulher que vai e volta no meio dos arbustos nada mais parece ser do que o espírito da mulher que ele matou no meio da ação criminosa. “Armadilha do Destino” não é um filme fácil que vai agradar a todos os públicos. No fundo temos aqui um roteiro conceitual, que a despeito de se desenrolar praticamente todo em apenas uma situação (o personagem principal tentando sobreviver no meio da floresta) ainda consegue desenvolver aspectos interessantes. Praticamente não há diálogos e na maior parte do tempo temos apenas Adrien Brody em cena. O filme também joga o tempo todo com a verdadeira identidade do “homem” (já que seu personagem também não tem nome). Basta isso para entender a proposta da produção. Assim se você estiver em busca de algo diferente, que fuja do lugar comum, então esse filme certamente pode ser uma boa opção.

Armadilha do Destino (Wrecked, Estados Unidos, 2010) Direção: Michael Greenspan / Roteiro: Christopher Dodd / Elenco: Adrien Brody, Caroline Dhavernas, Ryan Robbins / Sinopse:  Após sofrer um grande acidente no meio de uma floresta remota e não lembrar de mais nada um homem tenta sobreviver à situação limite em que se encontra.

Pablo Aluísio.

Um comentário: